A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon) está executando a substituindo a luz incandescentes dos semáforos do município pela luz de LED e instalando o sistema de fornecimento de energia ininterrupto (no-breaks) em 30 semáforos da cidade.
O no-breaks também contribui para que haja uma grande melhoria no sistema, uma vez que é instalado junto ao padrão de energia da Cemig, onde recebe a energia, funcionando como um filtro e armazenando carga, assim protege o equipamento de possíveis danos causados por carga elétrica. Será utilizado também como uma bateria reserva, mantendo o semáforo funcionando até 2 horas após a queda de energia.
A princípio, as alterações podem parecer simplistas, mas certamente terão grande impacto para a sinalização semafórica implantada no município,
disse o presidente da Transcon, Gustavo Peixoto, ao destacar a importância da implantação das novas tecnologias nos semáforos de Contagem.
A mudança vai gerar uma maior segurança para trafegar pelas ruas e avenidas, economia de cerca de 80% do consumo de energia utilizada nos equipamentos, além da economia gerada pelo tempo de uso das lâmpadas que duram em média 5 anos, evitando assim a troca constante.