sábado, 26 outubro

    Atendimento básico à saúde

    Matérias Relacionadas

    Edição 1240 – 4 de Outubro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Revitalização da Lagoa da Pampulha

    Segurança hídrica O Governo de Minas Gerais, em parceria com...

    Na reta final, Marília faz caminhada

    Confiança e reconhecimento Abraços, sorrisos e beijos foram as reações...

    Transporte público gratuito vai garantir a acessibilidade dos eleitores em Contagem

    Para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais...

    Compartilhar

    Alex Chiodi solicita contratação de
    clínico para Unidade Campo Alto USF 17

    De acordo com denúncias de moradores dos bairros Campo Alto e Estâncias Imperiais, há mais de dois meses a médica que atendia no local aposentou-se e, desde então, a comunidade está sem atendimento básico, o que tem dificultado a avaliação de exames, receitas, entre outros atendimentos básicos.

    O vereador Alex Chiodi apresentou Requerimento na plenária da Câmara, solicitando a contratação imediata de um clínico geral para a Unidade de Saúde da Família Campo Alto USF 17. Ele destacou que a região é carente e bastante populosa e não pode ficar sem este atendimento.

    Os moradores que precisam de atendimento estão tendo que se deslocar para a unidade de saúde mais próxima e a maioria não tem condições para isso. Além disso, há pacientes que fazem o uso contínuo de medicamentos e não podem pegar na farmácia popular porque necessitam de receita médica e sem o médico ficam sem o tratamento, alertou o vereador.

    Alex Chiodi também cobrou providências para a contratação de um funcionário administrativo para o PSF/Equipe 90 do Bairro Estâncias Imperiais, que estão sem o serviço há mais de seis meses. Segundo o parlamentar, a população também está cobrando a falta de três agentes comunitários de saúde para atender a região.
    A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de seu secretário Cléber de Faria, se comprometeu a encontrar soluções para os problemas apresentados.

    Secretaria abre processo seletivo para médico

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o processo seletivo para a contratação imediata de um médico generalista para a Unidade de Saúde da Família Campo Alto (USF 17) já se encontra aberto. Contudo, a vaga ainda não foi preenchida em virtude do baixo interesse desses profissionais pela vaga, um problema que não ocorre somente em Contagem, mas que é crônico em todo o país.
    A SMS, por meio da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), informou que um funcionário administrativo já foi contratado para atuar no PSF/Equipe 90, do bairro Estâncias Imperiais, que já conta com o profissional desde meados do mês de junho.
    Informou também que foi realizado um processo seletivo para contratação de agentes comunitários de saúde (ACS) para atender à região, com contratação de novos profissionais já em curso. Além disso, está em estudo de viabilidade um processo de redimensionamento de agentes de saúde da rede SUS/Contagem, para que esses servidores sejam alocados conforme determinação do Ministério da Saúde (MS).

    Contagem está recebendo currículos de médicos clínicos gerais para contratação imediata. Interessados devem procurar o setor de Recursos Humanos da SMS, localizada à avenida General David Sarnoff, nº 3.113, bairro Cidade Industrial.