segunda-feira, 22 julho

    Transformação

    Matérias Relacionadas

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que...

    Compartilhar

    Contagem vem sendo construída há mais de 100 anos como a sua própria história, vem sendo forjada na participação coletiva, manufaturada pelos trabalhadores inesquecíveis, empreendedores inigualáveis e gestores responsáveis por escrever o futuro. Todo este processo de indus- trialização presente nesta construção faz com que não deixe passar impune o dia 25 de maio, instituído pelo desenvolvimentista Juscelino Kubitscheck como o Dia da Indústria.
    Muito já se falou de sua vocação, de suas experiências, mas é preciso alçar os olhos para além dos horizontes atuais e entender o dinamismo e a velocidade com que este futuro exige ser edificado. Este dinamismo está diretamente ligado à produção do desenvolvimento, aliado definitivamente ao conceito de sustentabilidade.

    É importante ressaltar que por toda a sua história, Contagem é o berço do Programa Minas Sustentável, idealizado e colocado em prática pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais. Daqui saíram os primeiros empresários que aderiram ao convite para avançar nas práticas sustentáveis e se comprometer com a Responsabilidade Social. O intuito é traçar o plano de possíveis ações que serão desenvolvidas em cada empresa.

    Consciência é a palavra chave. Para muitos, a responsabilidade social era, até bem pouco tempo, quando assumida, direcionada para a ação dos colaboradores e para a sua qualidade de vida, tanto no trabalho quanto fora dele. A maioria acredita que chegar até este ponto era o possível, o ideal, o necessário.
    A evolução do mundo como aldeia global fez perceber, com a velocidade dos novos sistemas de comunicação, que responsabilidade social abrange bem mais, que além dos colaboradores, estão envoltos no mesmo conceito os que fazem parte do nosso processo de produção, direta ou indiretamente, governo, clientes, fornecedores, comunidade e terceirizados…

    Ora, o conceito de sustentabilidade mudou da mesma forma que mudou a ideia de crescimento e de desenvolvimento. Por isso, celebrar a indústria, o Dia da Indústria, é valorizar o coletivo, é transformar, mais do que nunca, transformar agregando valores.

    spot_imgspot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo