sábado, 18 janeiro

    Projeto literário

    Matérias Relacionadas

    Prefeita Marília Campos toma posse na Câmara Municipal para o quarto mandato

    A prefeita de Contagem, Marília Campos, e o vice-prefeito...

    A equipe de governo para o mandato 2025-2028

    Na tarde desta quarta-feira (1º/1), a prefeita reeleita de...

    Orçamento de Contagem em 2025 vai a R$ 3,6 bilhões

    O mês de dezembro foi marcado no Legislativo de...

    Reajuste do transporte municipal é definido com valor abaixo do solicitado por empresas

    Após negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte...

    Edição 1243 – 20 de Dezembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Compartilhar

    A Escola Municipal Walter Fausto do Amaral, na Regional Nacional, vem promovendo trabalhos literários com os estudantes por meio da professora de Português, Helena Almeida. A ideia é cativar os alunos pelo gosto da literatura e na promoção de futuros escritores.
    Idealizado desde 2006 por Helena, o trabalho vem sendo desenvolvido com os estudantes do 6º ao 9º anos. Trabalhos práticos e teóricos são produzidos por ela, com muita diversão, para chamar a atenção dos adolescentes pelo gosto da escrita e leitura.

    Algumas das principais atividades são o “Poema Visual”. Que dá a oportunidade para os estudantes sentirem o gostinho de como é feito a produção de um livro de poemas. Outros conteúdos como histórias em quadrinhos, cordéis, teatros de histórias gregas, cartas e resenhas são atividades que contam inteiramente com a participação de meninos e meninas desde a criação, produção e confecção de materiais.

    Apaixonada pela literatura, Helena fala sobre os pontos positivos construídos em sala de aula.

    Eu penso mais na questão humanizadora da literatura. A literatura é a instância máxima de humanização das pessoas e também uma possibilidade de pensar nas nossas ações, destaca.

    A pedagoga Débora Graziele Barros, que ajuda Helena nas atividades, explica a importância dos novos acervos para os estudantes da escola. “Estamos felizes em receber os novos acervos da prefeitura, porque assim o nosso corpo educacional poderá dar continuidade ao projeto com conteúdo diferente. Dessa forma, os resultados serão incríveis”.
    Todos os trabalhos concluídos são guardados carinhosamente pela professora Helena que, futuramente, pretende fazer uma exposição para apresentar esses talentos.