sexta-feira, 12 julho

    Uma aliada da boa forma

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    Grande aliada da alimentação saudável e da dieta balanceada, cada uma surpreende com seu poder em relação ao corpo e à saúde. Trigo, milho, mandioca, centeio, aveia e linhaça, a lista dos tipos de farinhas é extensa e seus benefícios inúmeros; além de serem saborosas opções quando polvilhadas em iogurtes, sucos, saladas ou sopas.

    Segundo a nutricionista Priscila Arruda, a farinha de aveia é a mais completa nutricionalmente. Rica em proteínas, fibras e vitaminas, previne diabetes, câncer de intestino e colesterol ruim. Para quem está de dieta, incluir esta farinha no cardápio pode ser uma boa pedida: ela aumenta a saciedade e melhora o funcionamento do intestino.

    Na sequência, é possível citar a farinha de linhaça que tem como diferencial o auxílio no combate à acne e a de maracujá que ajuda o corpo a eliminar toxinas. “O ideal é fazer um rodízio entre duas ou três farinhas diferentes para garantir diversos nutrientes ao organismo”, comenta Priscila.

    Na hora de escolher entre a farinha branca e a integral, opte pela última. Devido à refinação, a farinha branca perde alguns nutrientes importantes, que são encontrados na integral.

    Teoricamente todo grão pode ser transformado em farinha, através da moagem. Então, vá de grão em grão e encontre a melhor farinha que se encaixa na sua dieta e com o seu paladar.

    Tutu mineiro com farinha de milho

    Ingredientes: 1 xícara de (chá) de feijão cozido com caldo, 1 xícara de (chá) de coentro picado, 1 xícara de (chá) de farinha de milho, 100 gramas de bacon picado, 1 xícara de (chá) de couve picada, ovos cozidos em rodelas, 6 dentes de alho, 1 cebola ralada, 1 folha de louro, sal a gosto.

    Modo de preparo: bater o feijão no liquidificador com metade do coentro e reservar. Fritar o bacon com o alho e a cebola, depois acrescentar a couve e o louro. Misturar o creme do feijão nesse refogado. Engrosse com farinha de milho. Temperar com o sal e o coentro restante. Retirar do fogo, colocar numa travessa e enfeite com os ovos cozidos.

    Bolo de banana com farinha integral

    Ingredientes: 2 unidades de ovo, 2 colheres de sopa de margarina, 1 copo de iogurte natural, 1 xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de chá de leite, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 xícara chá de farinha integral, 1 xícara de chá de aveia em flocos, 1 colher se sopa de canela em pó, 2 unidades de banana em rodelas, 1 colher de sopa de fermento em pó.

    Modo de preparo: misture em uma tigela os ovos, a margarina, o iogurte e o açúcar mascavo. A seguir, acrescente o leite, as farinhas e a aveia, mexendo muito bem a cada adição. Por último, misture a canela, as rodelas de banana e o fermento em pó. Coloque a massa em fôrma de anel untada e leve ao microondas por 8 a 9 minutos na potência alta. Desenforme ainda morno. Sirva ao natural ou polvilhado com açúcar e canela.

    spot_imgspot_img