sexta-feira, 12 julho

    CNH Digital já está disponível

    Matérias Relacionadas

    Ester Emanuelle para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Ester Emanuelle(@esterr_soares_), tenho 23 anos, sou...

    Edição 1235 28 de Junho de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Lula visita obras da Av. Maracanã

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

    Campeonato Brasileiro Júnior e Elite

    Os atletas do projeto de Ginástica de Trampolim de...

    Prêmio Internacional: Contagem participa de eleição

    Contagem está participando do 18º Prêmio "Boas Práticas em...

    Compartilhar

    A CNH Digital, versão eletrônica da Carteira Nacional da Habilitação já pode ser usada pelos motoristas. Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo está disponível em celulares iPhone (iOS) e com o sistema Android. Para utilizar o recurso, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. O procedimento é relativamente simples, mas requer autenticações emitidas pelo Detran caso não possua um certificado digital.

    Com uso do sistema QR Code (códigos de barras escaneáveis), o acesso ao documento não requer o uso de Internet e pode ser feito por meio da aplicação Lince, também criada pelo Serpro. Esse é o primeiro documento de identificação civil com representação digital válido em todos os estados do Brasil.

    O serviço virtual da CNH só pode ser solicitado por quem teve a carteira emitida a partir de maio de 2017. Apenas os documentos impressos nessa data em diante passaram a ter, na parte de trás, o QR Code, tecnologia usada no app.
    Quem tiver dúvidas, pode assistir às instruções sobre a CNH Digital em “Tutorial”, na página inicial do site. Caso queira obter a CNH Digital sem sair de casa, os motoristas precisarão do certificado digital. Quem desejar ter o comprovante, deve ir ao Detran responsável pela expedição da CNH.

    CNH sem QR Code – Carteiras emitidas antes de maio de 2017 não têm QR Code e, portanto, os condutores precisam pedir uma segunda via do documento. Para isso, devem ir ao Detran, solicitar uma nova cópia (cujo custo é de R$ 42,42) e atualizar número de celular e endereço de e-mail. Assim que a CNH estiver impressa, basta seguir os passos de autenticação. Com todas as exigências cumpridas, a carteira de motorista passa a valer também pelo celular.

    Certificado Digital – Certificado Digital (e-CPF) é a versão eletrônica do CPF que garante autenticidade e integridade nas transações eletrônicas de Pessoas Físicas. Não é obrigatório ter o certificado digital para obter a CNH Digital. Porém, ele é necessário para que o processo seja realizado pela Internet, sem precisar comparecer ao Detran.
    Os usuários interessados em tirar o próprio certificado digital devem procurar a CDL-Contagem (http://certificadodigital.cdlcontagem.com.br/), entidade certificadora. Caso não queira pagar pelo e-CPF, o pedido da CNH Digital pode ser feito em um posto do Detran.

    spot_img