sexta-feira, 9 maio

    Consumo de bacalhau

    Matérias Relacionadas

    Edição 1248 – 30 de Abril de 2025

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Decretada emergência na saúde

    Alta de casos A Prefeitura decretou, nesta segunda-feira (28/4), emergência...

    Missa do Trabalhador e da Trabalhadora

    Momento de reflexão Em 1º de maio de 2025, Contagem,...

    Procon Alerta: Fraude no INSS

    Esquema bilionário Uma operação realizada na última quarta-feira (23/4) pela...

    Campanha contra cigarros eletrônicos

    Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do...

    Compartilhar

    Depois do carnaval a oferta de pescados no Brasil aumenta consideravelmente em vista do período de Quaresma, no qual, seja por questões religiosas ou simplesmente por hábito, muitas pessoas deixam de lado a carne vermelha e investem em peixes.
    Nesta época do ano os supermercados e casas especializadas costumam criar espaços exclusivos para o bacalhau, um dos mais procurados pelos brasileiros.

    O peixe se popularizou no país após a chegada da corte portuguesa e já foi considerado um prato popular, mas, com os impostos de importação aplicados desde a década de 60, o preço passou a ser tão salgado quanto o próprio peixe e afastou o pescado do cardápio cotidiano.

    Por isso, é comum ver a procura pelo peixe crescer somente em datas especiais como réveillon, Quaresma e, especialmente, a Páscoa, tornando o pescado um produto sazonal para a maioria das famílias. É o que comprova um levantamento exclusivo, realizado pela Banca do Ramon, um dos empórios mais tradicionais do Mercado Municipal de São Paulo, que ouviu 1.360 consumidores a fim de obter uma perspectiva da relação dos brasileiros com a alimentação e seus hábitos de consumo.