O ato que marcaria o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Belo Horizonte e a comemoração dos 38 anos do PT foi adiado pela direção do partido. O evento que ocorreria na quarta (7) foi reagendado para o próximo dia 21.
O período pré-Carnaval dificultou a mobilização de militantes para o ato, segundo dirigentes do partido. Pensado para ser um evento menor, de acordo com a organização, o lançamento da pré-candidatura extrapolou os planos iniciais, o que exigiu mais tempo para organização e logística.
O ato havia sido marcado em cima da hora após a divulgação da pesquisa Datafolha que coloca o petista como favorito na corrida ao Planalto, mesmo após a confirmação da sua condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Lula lidera o primeiro turno em todos os cenários em que seu nome é colocado,
com percentuais que variam de 34% a 37%. No segundo turno,
venceria Alckmin (49% a 30%) e Marina (47% a 32%), além de Bolsonaro (49% a 32%).
De acordo com nota divulgada pelo PT, o ato em BH deve ser o primeiro entre vários que ocorrerão pelo país. Minas Gerais foi escolhido para a estreia porque é o Estado mais importante governado por um petista, Fernando Pimentel.