15.9 C
Contagem
domingo, junho 16, 2024
HomeCadernosEducaçãoVolta às aulas

Volta às aulas

Date:

Matérias Relacionadas

Anny Kalessa para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Anny Kalessa (@annykalessa), tenho 22 anos,...

Edição 1233 14 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Marcha para Jesus acontece neste sábado

Para fortalecer os laços de união, amor e de...

Não caia no golpe da falsa cobrança

Alerta importante A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria...

Mais duas trincheiras na br 381

Mais mobilidade Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai...
Ir para Criarteweb

Janeiro está no fim e a volta às aulas pode ser um desafio: como retornar à sala de aula da forma mais tranquila e produtiva possível? Mesmo com a liberdade de horários e atividades do período de férias, voltar à rotina pode ser prazeroso seguindo algumas dicas.
Não só os alunos, mas os pais também criam expectativas no retorno às aulas e é preciso preparação, incentivo e motivação. A pediatra da Unimed-BH, Marisa Lages Ribeiro, explica que algumas ações em casa podem ajudar toda a família.

Adotar uma rotina de horários na semana anterior ao início das aulas é positivo, principalmente para as crianças que estudam pela manhã se acostumarem a dormir e acordar mais cedo. Sempre ver o lado bom da volta às salas, como matar a saudade dos colegas, aprender coisas diferentes e fazer novos amigos, também é fundamental. A escola precisa ser vista como um lugar agradável, de lazer e conhecimento.

Além disso, envolver os estudantes na preparação do material escolar, merenda e uniforme também é importante, segundo a especialista.

O lanche deve ser saudável, com uma opção de fruta, água e,
de preferência, um sanduiche natural. Assim, convidar as crianças a irem ao supermercado escolher o cardápio é um estímulo. Preparar a despensa com antecedência ajuda a não recorrer aos alimentos industrializados
e a escola é o lugar de formar bons hábitos, diz a médica.

Primeira matrícula – O primeiro dia de aula é marcante tanto para os pais quanto para as crianças e, para aqueles que estiverem estreando na vida escolar, a pediatra da Unimed-BH tranquiliza, comentando que a adaptação, geralmente, é um processo tranquilo.

A angústia da separação é comum, mas os pais precisam escolher uma escola na qual possam confiar. Conforme a rotina das turmas, as crianças se adaptam gradativamente, permanecendo poucas horas nos primeiros dias, e os pais não precisam passar ansiedade para os filhos, esclarece.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar