18.1 C
Contagem
quarta-feira, maio 29, 2024
HomeCadernosCidadeoperação "Natalina"

operação “Natalina”

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

Com o objetivo de garantir mais segurança em sua região de atuação nos meses de dezembro, quando há uma maior circulação de pessoas nos comércios por conta das compras de Natal, e janeiro, quando há um esvaziamento da cidade em razão das férias, a 2ª Região da Polícia Militar (2ª RPM), lançou, no último dia 30 de novembro, as operações Natalina e Férias Segura, em Contagem.

Além do policiamento efetivo diário em Contagem, a Operação Natalina, que se estende até 01 de janeiro, terá o reforço de 300 policiais militares. Os batalhões da cidade (18º e 39º) trabalharão com uma sobreposição de forças aumentando o efetivo empregado, priorizando o policiamento a pé e com operações nos centros comerciais. Com isso serão promovidas ações informativas e interativas com a distribuição de panfletos e divulgação de dicas de segurança pública desenvolvendo um trabalho de sensibilização da comunidade e comerciantes sobre a adoção de medidas de autoproteção.

Já a Operação Férias Segura, que começa no dia 01 de janeiro de 2018 e vai até 01 de fevereiro, pretende garantir maior tranquilidade às pessoas que se ausentam mais tempo de suas casas em viagens.

De acordo com o comandante da 2ª RPM, coronel Mauro Alves, esse é um período em que há a circulação maior de valores, de dinheiro, e requer da Polícia Militar uma dedicação especial.

Faremos isso sem deixar de lado outros tipos de serviço já prestados. Nossos policiais e integrantes de outros órgãos que trabalham, por exemplo, no serviço administrativo estarão voltados para fazerem esse recobrimento, completou.

Operações conjuntas – A Polícia Civil também reforçará suas unidades e o monitoramento de pessoas suspeitas para coibir furtos e roubos. A Guarda Civil de Contagem vai participar com 40 agentes e 14 viaturas, além do videomonitoramento com drone. A Fiscalização de Posturas vai inibir o comércio irregular nas vias públicas e a Transcon atuará para evitar estacionamento proibido e organizar o fluxo de trânsito de veículos e pedestres.

Mais segurança nas compras

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Contagem, Frank Sinatra, esta atenção especial da Polícia Militar neste período que antecede as festas de final de ano é essencial, especialmente para coibir a ação de infratores que aproveitam do aumento do trânsito de pessoas e veículos nas áreas comerciais, do volume de compras, da extensão do horário de funcionamento do comércio e do aumento da circulação de dinheiro em virtude do pagamento do 13º salário, que, consequentemente, geram um aumento das demandas.

Agradeço à 2ª Região, em nome dos lojistas de Contagem, por este reforço na segurança da nossa cidade, sobretudo nos centros comerciais, durante o período de Natal e Ano Novo, quando o fluxo de consumidores se eleva consideravelmente. Esta ação é muito positiva, pois aumenta a visibilidade dos policiais e inibi a criminalidade, trazendo maior tranquilidade para os consumidores e para os comerciantes, na principal data do ano para o varejo brasileiro, completa.

Frank Sinatra lembra que mesmo sabendo que policiais militares, “verdadeiros heróis, estarão nas ruas arriscando suas vidas para garantir a segurança e a tranquilidade de todos”, é necessário que os cidadãos se conscientizem da importância da autoproteção durante as compras.”O consumidor tem que ficar mais atento e ter cuidado, por exemplo, com bolsas, aparelhos celulares e outros objetos”, alerta.

Dicas de autoproteção

– Evite andar com muito dinheiro;
– Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
– Pague as compras com cheque ou cartão;
– Fique atento com sua carteira;
– Evite as aglomerações de pessoas;
– Antecipe suas compras para dias e horários de menor movimento;
– Não carregue muitos presentes ao mesmo tempo;
– Não transite ostentando objetos de valor que possam atrair a atenção;
– Fique atento aos esbarrões;
– Ao sair de casa, identifique as crianças (nome, endereço e telefone);
– Mantenha as crianças à vista;
– Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;
– Não utilize o celular nem abra a bolsa em via pública;
– Aqueles que forem às compras com veículo próprio, procurem estacionar
em lugar de maior movimento e iluminado;
– Não deixe embrulhos, sacolas e outros objetos à vista dentro do carro estacionado e certifique-se de que todas as portas, inclusive a do
porta-malas, estão trancadas.

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar