20.9 C
Contagem
quinta-feira, junho 13, 2024
HomeCadernosGeralNatal em clima tropical

Natal em clima tropical

Date:

Matérias Relacionadas

Lula vai fazer reforma ministerial

O presidente Lula tem sinalizado a aliados que pretende...

Valorização da saúde e bem-estar de profissionais da Educação

Contagem acaba de ganhar mais uma legislação de apoio...

Pacto pela Superação do Analfabetismo

Erradicação Contagem esteve presente ao lançamento do “Pacto Nacional pela...

Pedalar com mais segurança

Contagem avança em qualidade de vida e segue uma...

Transcon implanta mais de 340 abrigos de ônibus

Desde 2021, a Diretoria de Engenharia de Tráfego da...
Ir para Criarteweb

O Brasil é um país tropical, mas a ceia natalina segue os padrões tradicionais dos países onde o clima é mais gelado. Diferente daqui, o Natal deles é festejado no inverno e com direito até a neve, não no verão com as altas temperaturas como acontece aqui.

Para os brasileiros isso é um problema, pois algumas das receitas não são compatíveis com o clima de cá e os resultados aparecem na balança. Caroline Praciano, nutricionista da Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania, explica que o nosso clima quente proporciona perda de apetite, porém a alimentação nas festas de fim de ano é sempre mais calórica, ocasionando o ganho de peso corporal comum nesse período, causado também pelo excesso de alimentos consumidos.

A escolha dos alimentos para a composição da ceia de Natal é fator determinante, por isso o melhor é substituir alguns deles, ou modificar o seu preparo. As nozes e avelãs não são comuns em várias regiões do Brasil, portanto a nutricionista sugere a substituição delas por castanhas de caju, mais adequados a realidade do brasileiro.

Apesar de calóricos devido a alta concentração de gordura,
são alimentos ricos em ômega 6, Vitamina E, selênio e zinco. Também podem ser trocados por frutas tropicais da estação, secas ou não, puras ou em preparações com bolos, saladas e farofas, comenta Caroline.

As aves, como o peru, e as carnes de suíno, tender e pernil, utilizadas para as típicas receitas de Natal também foram incorporadas da cultura européia. Aqui no Brasil elas não são tão adequadas, porém tirá-las do cardápio iria descaracterizar a celebração. Apesar disso, alguns alimentos tipicamente brasileiros foram incorporados a ceia de Natal, como a farofa de miúdos e a rabanada, este último devendo ser usado com moderação por ser uma fritura.

Tendo a consciência de que, além dos alimentos serem calóricos, há um aumento no consumo, o que provoca um aumento da ingestão energética, é recomendado que as atividades físicas nessa época sejam intensificadas a fim de evitar o ganho de peso. Para os hipertensos, diabéticos e pacientes com dislipidemia, os cuidados devem ser redobrados., conclui Caroline.

A receita mais importante para o fim de ano é uma porção de planejamento nutricional adequado unido à dose certa de exercício. Só assim todos poderão desfrutar os sabores e guloseimas típicas da época, sem comprometer a saúde e o peso.

Receita

Salada Wardorf

Com uma farta entrada você não precisará se empanturrar com a ceia! As fibras das hortaliças trazem saciedade e auxiliam no processo de digestão – tão importante em meio a tanta comilança!

Ingredientes:
3 maçãs verdes com casca cortada em cubos
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 lata de creme de Leite light
1 xícara (chá) de salsão bem picado
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de uva passa preta sem
semente
1 maço de endívia (Essa receita fica ideal com a endívia, mas você pode utilizar outra folha de sua preferência).
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Em uma tigela, misture as maçãs com o suco de limão, o creme de leite e tempere com sal. Junte o salsão, as nozes e as passas e sirva a seguir sobre as folhas de endívia.

Dicas: Reserve um pouco das nozes e das uvas passas para decorar a salada, polvilhando-as por cima. Para evitar que as maçãs escureçam, deixe-as cobertas com água e gotas de suco de limão.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar