sábado, 26 outubro

    Educação inicia formação para bibliotecários

    Matérias Relacionadas

    Edição 1240 – 4 de Outubro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Revitalização da Lagoa da Pampulha

    Segurança hídrica O Governo de Minas Gerais, em parceria com...

    Na reta final, Marília faz caminhada

    Confiança e reconhecimento Abraços, sorrisos e beijos foram as reações...

    Transporte público gratuito vai garantir a acessibilidade dos eleitores em Contagem

    Para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais...

    Compartilhar

    Os bibliotecários e auxiliares de biblioteca da rede municipal de ensino de Contagem passarão por cursos de aperfeiçoamento, até o próximo dia 13. A capacitação faz parte do projeto de formação continuada dos educadores do município. O módulo aborda a “Biblioteca Escolar como Espaço Educativo”. Durante as palestras foram apresentadas as propostas e diretrizes referentes às estruturas e logísticas das bibliotecas das escolas municipais.
    Os participantes puderam entender como ocorreram a reorganização e padronização do sistema de empréstimo de livros, o alinhamento das atividades às propostas pedagógicas, o levantamento de títulos literários disponíveis em todas as unidades escolares e o fomento de atividades dentro das bibliotecas.
    A bibliotecônoma, Creuza Almeida, explicou que a formação propõe um olhar reflexivo sobre o espaço da biblioteca nas escolas e como ele é imprescindível na vida do estudante.

    Pensamos na formação como chave fundamental na construção
    do conhecimento para os alunos, destacou.

    Ao todo 190 profissionais da rede de ensino municipal das áreas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio (Funec), participam das atividades que terão 40 horas-aula.
    Investimento – O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, participou de uma das aulas e explicou sobre o pacote de investimento que as escolas receberão.

    Todas as bibliotecas serão modernizadas. Além de reformas,
    elas terão sistema informatizado, afirmou.

    Ele anunciou que a Secretaria Municipal de Educação vai adquirir 25 mil livros para as escolas. Desde 2012 a administração não investia na compra de títulos literários.