Primeira consulta

0
627

JC1089-1009Comparecer a uma consulta ginecológica pela primeira vez pode ser um desafio para muitas jovens. Geralmente, este momento ocorre após a primeira menstruação – época marcada pela transição da infância para a vida adulta, em que diversas transformações ocorrem no corpo. Tudo isso pode ser uma grande novidade para a maioria e, no início, é normal que haja dificuldade e insegurança para lidar com essa fase.

Apesar da apreensão, que é completamente normal, a primeira consulta deve ser encarada como uma oportunidade para esclarecer dúvidas, verificar se o desenvolvimento do corpo está ocorrendo de forma adequada e garantir a saúde da região íntima. Além da insegurança, outra preocupação é não saber exatamente o que acontecerá nessa ocasião.

Na primeira consulta, o especialista procura explicar sobre o funcionamento do organismo feminino, do ponto de vista orgânico, além de abordar questões relativas à vida sexual, que muitas vezes também se inicia nesse período

explica o ginecologista responsável pela área de reprodução humana, Renato de Oliveira.
Segundo ele, também é importante que sejam discutidos problemas de saúde que a paciente teve na infância e histórico de doenças na família. “Não há nenhum exame que deve ser feito de forma obrigatória na primeira consulta. Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados com o objetivo de conhecer as condições gerais de saúde da paciente”.
Após responder os questionamentos feitos pelo médico, chega a hora da paciente aproveitar o momento para esclarecer todas as dúvidas e expor ao médico se está passando por algum tipo de dificuldade, por exemplo, presença de menstruação dolorosa, cólicas fora do período menstrual, irritações, corrimentos e dores vaginais.