O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Gomes Peixoto, foi recebido na Câmara Municipal de Contagem, nesta terça-feira (21). Acompanhado de sua equipe, Gustavo compareceu à presidência da Casa atendendo a uma solicitação dos vereadores, para esclarecimentos principalmente relacionados à re-instalação dos radares no município.
O gestor iniciou a reunião amenizando a questão, que foi tão debatida nas últimas semanas devido à retirada e recolocação dos equipamentos de aferição de velocidade pela cidade. E contou o histórico de licitações, contratações e denúncias em relação à prestação de serviço dos radares de controle de velocidade.
Gustavo Peixoto explicou que o último contrato com a empresa GCT, que cuidava dos radares há anos, terminou no final de janeiro, e uma nova empresa, Cinzel Engenharia, vencedora da concorrência, foi contratada de forma emergencial por 180 dias, para prestação de serviços até que se conclua um processo no Tribunal de Contas do Estado.
Após esse período, a expectativa é pela abertura de uma licitação.
Além dos valores apresentados pela empresa vencedora, é importante des- tacar a necessidade técnica para a troca, pois os equipamentos estavam obsoletos, desde 2007 sem atualizações. Havia necessidade de reparos constantes, com perdas significativas no processamento de dados, transtornos nas vias e elevado custo de manutenção, perda das imagens de até 60%, gerando descrédito e ineficiência do sistema de fiscalização, pontuou o presidente da Transcon.
Novos equipamentos – De acordo com os representantes da autarquia, os novos radares foram instalados nos mesmos locais onde estavam os antigos, no entanto, em alguns pontos, não haverá re-instalação, reduzindo de aproximadamente 30, para 27 radares em toda a cidade. Os novos radares instalados em Contagem entram em funcionamento em 3 de abril, após certificação pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Boatos – Gustavo desmistificou os boatos de que os radares estariam aptos a fazer a aferição da velocidade em uma distância de até 100 metros e de que autuariam pelo não uso do cinto de segurança e pelo uso de dispositivos móveis na direção.
Ao contrário do que foi divulgado, os equipamentos não autuam em 100 metros antes ou depois. O que ocorre é uma mudança de tecnologia, que passa a registrar por feixe de ondas, detecção mais eficaz que pode ocorrer em até 35 metros, destacou,
acrescentando que “a falta de cinto e o uso de celulares são autuados apenas pelo agente de trânsito”.
Segundo os representantes da Transcon, a utilização de radares móveis de controle de velocidade foi completamente descartada pela atual administração de Contagem.
Localização dos radares
Avenida João César de Oliveira, 4.510 – sentido Centro/Eldorado e Eldorado/Centro
Avenida João César de Oliveira, 6.301 – sentido Centro/Eldorado
Avenida João César de Oliveira, 6.617 – sentido Eldorado/Centro
Avenida Teleférico, 712 – sentido Água Branca/Cidade Industrial
Avenida Severino Balesteros Rodrigues, 1.660 – sentido Pampulha/Ceasa
Avenida Severino Balesteros Rodrigues, 4.250 – sentido Pampulha/Parque São João
Via Expressa, 2.190 – sentido BH/Betim
Via Expressa, 3.050 – sentido Betim/BH e BH/Betim
Via Expressa, 3.550 – sentido BH/Betim
Via Expressa, 4.435 – sentido Betim/BH
Via Expressa, 7.000 – sentido BH/Betim
Via Expressa, 7.401 – sentido Betim/BH
Via Expressa, 11.180 – sentido Betim/BH e BH/Betim
Via Expressa, 11.365 – sentido Betim/BH
Via Expressa, 12.122 – sentido BH/Betim
Via Expressa, 12.311 – sentido Betim/BH
Avenida Helena Vasconcelos Costa, 745 – sentido Pampulha/Parque São João
Avenida do Ribeirão Arrudas, 11.241 – sentido Cidade Industrial/Vila São Paulo
Rua do Registro, 540 – sentido Centro/Praia
Rua do Registro, 575 – sentido Praia/Centro
Rua Nossa Senhora da Conceição, 692 – sentido Alvorada/Praia
Rua Nossa Senhora da Conceição, 745 – sentido Praia/Alvorada
Rua Rio Comprido, 865 – sentido Inconfidentes/Novo Riacho
Rua Rio Comprido, 2.065 – sentido Inconfidentes/Cinco