Transformação urbana
Em um encontro descontraído, um dos mais importantes arquitetos brasileiros, expressivo em traços do pós-modernismo mineiro, Gustavo Penna, visitou a sede do poder executivo e o gabinete da prefeita Marília Campos, nesta segunda-feira (16/12). Penna a presenteou e mostrou o seu catálogo com 50 projetos, onde um deles é o da praça da Jabuticaba, localizado no Centro de Contagem. O bate-papo também resultou em possíveis novas parcerias entre o poder público e o arquiteto.
Para a prefeita, o encontro reforçou a importância da arquitetura para a transformação urbana, criando espaços que promovem o encontro e o bem-estar da população. “Esse trabalho fortalece a identidade da nossa cidade. Penna tem uma contribuição essencial para nossa cidade pois, com um olhar diferenciado, promove a integração de arte, cultura e funcionalidade em nossos espaços urbanos”, disse.
Gustavo foi o arquiteto de um dos principais espaços públicos da cidade, a praça da Jabuticaba. Local de encontros, convívio, atividades culturais de lazer, a praça é um dos lugares mais utilizados e queridos da população contagense. Reinaugurada em dezembro de 2023, o espaço é ponto de encontro de famílias e recebe diversos eventos, sendo um dos locais que também recebe as tradicionais luzes de Natal todos os anos. Outro importante trabalho projetado por ele foi o Espaço Popular de Contagem, inaugurado em 1985.
O arquiteto enfatizou a cultura como uma prioridade e expressou disposição para novas parcerias e projetos, relembrando sua história e contribuições para a cidade, como a criação de diferentes espaços culturais e públicos. “Sempre que me convidarem, estarei pronto. Comecei minha carreira aqui e pude fazer parte de muitos projetos, como na Câmara de Vereadores, o ginásio no bairro Amazonas, administrações regionais, entre outras”.
Também participaram do encontro, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, e a sócia diretora na Gustavo Penna Arquiteto & Associados, Laura Penna.
Revitalização da Praça
O projeto assinado pelo arquiteto Gustavo Penna foi revitalizado e entregue à população em dezembro de 2023. Dentre as intervenções realizadas estão a melhoria da iluminação; novas áreas de convivência e paisagismo, com um bosquea para o plantio das jabuticabas; requalificação do espelho d’água, diminuindo sua profundidade e aumentando a segurança da população; novo piso tátil e a construção de uma marquise.
Gustavo Penna
Arquiteto e fundador do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados, formou-se pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou por três décadas. É membro do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e da Fundação Dom Cabral. É sócio-fundador da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP). Conquistou diversos prêmios internacionais, como o The International Architecture Award e o World Architecture Festival (WAF).