Nesta sexta-feira (29/11) acontece a Black Friday, uma data originária dos Estados Unidos que dá início à temporada de compras de Natal. O evento ocorre, tradicionalmente, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, celebrado no país americano. Importada de lá, a Black Friday foi adotada pelo comércio brasileiro e se tornou um marco no aumento das relações de consumo, impulsionado pelas promoções oferecidas por lojas e marcas aqui no Brasil.
E para orientar e alertar consumidores neste período, o Procon Contagem destaca alguns cuidados e dicas antes de realizar compras, seja no comércio online ou em lojas físicas.
Entre os principais problemas relatados pelos consumidores estão a não entrega ou o atraso na entrega de produtos, a ausência de preços nas mercadorias expostas nas vitrines e a entrega de produtos ou serviços diferentes do solicitado. A superintendente do Procon, Silvania Silva dos Santos, informou que o Procon Contagem já iniciou a fiscalização em diversas lojas físicas e virtuais.
“O objetivo é garantir que, no dia do evento, celebrado na sexta-feira (29/11), os preços estejam realmente condizentes com os valores verificados. A equipe de fiscalização está atenta a possíveis infrações consumeristas, especialmente aquelas relacionadas à incompatibilidade, falsidade e alteração de preços. Estaremos também vigilantes na sexta-feira para investigar eventuais denúncias”, destacou.
O Procon recomenda que, para além da fiscalização realizada pelo órgão, os consumidores também verifiquem os preços e realizem as provas de comparação, redobrando a atenção para as compras online durante essa data, se atentando para a verificação da autenticidade do site da compra.