Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que lapidou talentos como Milô Nascimento, estão abertas.
O Instituto Cultural CircoLar (ICC), fundado no ano de 2003, está consolidado como uma das mais poderosas escolas de Formação Profissional em Artes Cênicas de toda a região metropolitana de Belo Horizonte. A formação ofertada pelo instituto mineiro tem como objetivo catapultar artistas para o mercado de trabalho por meio do viés circense. E esse objetivo tem sido alcançado com sucesso! O artista Milô Nascimento é um ótimo exemplo dos frutos gerados pelo ICC. Após passar pelo curso de formação, ele teve um número exibido em grandes festivais, como o Festival Mundial de Circo (realizado pela Agentz), e, agora, seguirá em intercâmbio para Lima, no Peru.
Além de Milô, que terá o número “Raízes” incorporado a temporada 2024 da LA Tarumba — escola peruana que celebra, neste 2024, 40 anos com o espetáculo “Quereres” —, o ICC será representado nesse intercâmbio no Peru por Deisy Castro (presidente do ICC), Lucas Castro (coordenador pedagógico), Kênia Silva (gestora de projetos) e Lígia Moraes (aluna). Os interessados em ingressar no curso de Formação Profissional em Artes Cênicas do ICC têm até o dia 9/08 para fazerem a inscrição (clique aqui).
Co-financiada pelos alunos, já que parte do curso é custeado pelo próprio ICC, a Formação Profissional em Artes Cênicas tem a duração total de 2 anos, totalizando 1000 h/aula. A atividade é dividida em quatro módulos, que contemplam acrobacias aéreas e em solo, malabarismo, flexibilidade, condicionamento físico, dança, gestão de carreira, acrobacia coletiva, parada de mãos, entre outras modalidades circenses. A cada módulo, os alunos com a frequência mínima de 75% e nota acima de 60 pontos são certificados pelo ICC.
Para Deisy Castro, a formação profissional em circo possibilita que os jovens observem as possibilidades de se viver da própria arte, gerando renda e construindo uma carreira sólida e sustentável. “Atuamos em muitas frentes, além de formar o público com nossas aulas do curso livre, temos uma frente bastante atuante na promoção de espetáculos e na inserção dos artistas e dos professores que se formam com a gente, acreditamos na força da energia criativa em movimento e no impacto positivo na vida dos artistas e de toda a sociedade”, adianta a presidente do ICC, deixando claro que o universo circense movimenta a economia.
As aulas da Formação Profissional em Artes Cênicas terão início no dia 19/08 e seguirão até 13/12. A próxima janela para que novos alunos se matriculem será apenas no primeiro semestre de 2025. As atividades, durante este semestre, vão acontecer de segunda a sexta-feira, dentro da faixa de horário de 13h e 17h. O investimento do curso por módulo é de R$ 850,00. No entanto, o ICC disponibiliza bolsas de 15%, 30% e 50%, prioritariamente para pessoas periféricas, pretas, quilombolas e LGBTQIA+.
“Se formar em Artes Circenses, é uma oportunidade única, principalmente em um curso deste nível e aqui em nossa Cidade. Ele é ideal para aquelas pessoas que já trabalham no universo circense ou que pretendem atuar na área”, garante Lucas.
Após o período de inscrição, os candidatos e candidatas são avaliados pela equipe do ICC, que faz uma análise do currículo e do portfólio artístico, já que é exigido um experiência prévia com práticas corporais, como danças, lutas e esportes. Depois desse momento, os inscritos são convocados para uma entrevista, onde serão avaliados. A formação é destinada para pessoas a partir dos 14 anos.
INSTITUTO CULTURAL CIRCOLAR
Fundado em agosto de 2003, o Instituto Cultural Circolar (ICC) tem sua sede em Contagem desde 2018. Sem fins lucrativos, a instituição é formada por artistas, produtores e mobilizadores do universo das artes. A instituição tem como missão promover atividades de caráter cultural e social, apoiando iniciativas relacionadas com a Cidadania Cultural. Com máximo respeito às tradições circenses, o ICC tem, entre os seus trabalhos, espetáculos celebrados, como o “Circo de Brinquedo” e “ Mix CircoLar”, além de diversas oficinas e do Festival CircoLar. As ações do instituto se baseiam na tradição do circo tradicional, sempre atentos às suas adaptações contemporâneas, expandindo o acesso à cultura e promovendo o bem-estar para as pessoas.