quinta-feira, 21 novembro

    Instituto CircoLar forma e catapulta artistas circenses de Minas Gerais

    Matérias Relacionadas

    Edição 1240 – 4 de Outubro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Revitalização da Lagoa da Pampulha

    Segurança hídrica O Governo de Minas Gerais, em parceria com...

    Na reta final, Marília faz caminhada

    Confiança e reconhecimento Abraços, sorrisos e beijos foram as reações...

    Transporte público gratuito vai garantir a acessibilidade dos eleitores em Contagem

    Para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais...

    Compartilhar

    Inscrições para a Formação Profissional em Artes Cênicas, que lapidou talentos como Milô Nascimento, estão abertas.

    Instituto Cultural CircoLar (ICC), fundado no ano de 2003, está consolidado como uma das mais poderosas escolas de Formação Profissional em Artes Cênicas de toda a região metropolitana de Belo Horizonte. A formação ofertada pelo instituto mineiro tem como objetivo catapultar artistas para o mercado de trabalho por meio do viés circense. E esse objetivo tem sido alcançado com sucesso! O artista Milô Nascimento é um ótimo exemplo dos frutos gerados pelo ICC. Após passar pelo curso de formação, ele teve um número exibido em grandes festivais, como o Festival Mundial de Circo (realizado pela Agentz), e, agora, seguirá em intercâmbio para Lima, no Peru.

    Além de Milô, que terá o número “Raízes” incorporado a temporada 2024 da LA Tarumba — escola peruana que celebra, neste 2024, 40 anos com o espetáculo “Quereres” —, o ICC será representado nesse intercâmbio no Peru por Deisy Castro (presidente do ICC), Lucas Castro (coordenador pedagógico), Kênia Silva (gestora de projetos) e Lígia Moraes (aluna). Os interessados em ingressar no curso de Formação Profissional em Artes Cênicas do ICC têm até o dia 9/08 para fazerem a inscrição (clique aqui).

    Co-financiada pelos alunos, já que parte do curso é custeado pelo próprio ICC, Formação Profissional em Artes Cênicas tem a duração total de 2 anos, totalizando 1000 h/aula. A atividade é dividida em quatro módulos, que contemplam acrobacias aéreas e em solo, malabarismo, flexibilidade, condicionamento físico, dança, gestão de carreira, acrobacia coletiva, parada de mãos, entre outras modalidades circenses. A cada módulo, os alunos com a frequência mínima de 75% e nota acima de 60 pontos são certificados pelo ICC.

    Para Deisy Castro, a formação profissional em circo possibilita que os jovens observem as possibilidades de se viver da própria arte, gerando renda e construindo uma carreira sólida e sustentável. “Atuamos em muitas frentes, além de formar o público com nossas aulas do curso livre, temos uma frente bastante atuante na promoção de espetáculos e na inserção dos artistas e dos professores que se formam com a gente, acreditamos na força da energia criativa em movimento e no impacto positivo na vida dos artistas e de toda a sociedade”,  adianta a presidente do ICC, deixando claro que o universo circense movimenta a economia.

    As aulas da Formação Profissional em Artes Cênicas terão início no dia 19/08 e seguirão até 13/12. A próxima janela para que novos alunos se matriculem será apenas no primeiro semestre de 2025. As atividades, durante este semestre, vão acontecer de segunda a sexta-feira, dentro da faixa de horário de 13h e 17h. O investimento do curso por módulo é de R$ 850,00. No entanto, o ICC disponibiliza bolsas de 15%, 30% e 50%, prioritariamente para pessoas periféricas, pretas, quilombolas e LGBTQIA+.

    “Se formar em Artes Circenses, é uma oportunidade única, principalmente em um curso deste nível e aqui em nossa Cidade. Ele é ideal para aquelas pessoas que já trabalham no universo circense ou que pretendem atuar na área”, garante Lucas.

    Após o período de inscrição, os candidatos e candidatas são avaliados pela equipe do ICC, que faz uma análise do currículo e do portfólio artístico, já que é exigido um experiência prévia com práticas corporais, como danças, lutas e esportes. Depois desse momento, os inscritos são convocados para uma entrevista, onde serão avaliados. A formação é destinada para pessoas a partir dos 14 anos.

    INSTITUTO CULTURAL CIRCOLAR

    Fundado em agosto de 2003, o Instituto Cultural Circolar (ICC) tem sua sede em Contagem desde 2018. Sem fins lucrativos, a instituição é formada por artistas, produtores e mobilizadores do universo das artes. A instituição tem como missão promover atividades de caráter cultural e social, apoiando iniciativas relacionadas com a Cidadania Cultural. Com máximo respeito às tradições circenses, o ICC tem, entre os seus trabalhos, espetáculos celebrados, como o “Circo de Brinquedo” e “ Mix CircoLar”, além de diversas oficinas e do Festival CircoLar. As ações do instituto se baseiam na tradição do circo tradicional, sempre atentos às suas adaptações contemporâneas, expandindo o acesso à cultura e promovendo o bem-estar para as pessoas.