sábado, 7 setembro

    Novos Radares na Av. C. eugênio Pacelli

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    Mobilidade segura

    Para maior segurança e fluidez no trânsito, diversas ações estão sendo realizadas na Av. Cardeal Eugênio Pacelli, desde julho de 2023, quando a Prefeitura de Contagem assumiu o gerenciamento do trecho. Uma dessas ações, a instalação de seis radares, começou a funcionar nesta segunda-feira (20).
    Os novos radares buscam reduzir o alto índice de acidentes do trecho. Somente nos 2.200 metros da Av. Cardeal Eugênio Pacelli, que ficam dentro do Município de Contagem, são, em média, 270 acidentes por quilômetro. Para se ter uma ideia do que isso representa, em todos os 950 km de extensão da Rodovia Fernão Dias em Minas Gerais, a média é de 2 acidentes por quilômetro.
    Nos últimos 5 anos, foram 2.725 acidentes na Eugênio Pacelli, sendo que no último ano, houve um aumento de 33% do número de acidentes no local, com 31 vítimas.
    Para tentar reverter esse quadro, os equipamentos foram instalados, tanto no sentido Belo Horizonte quanto no sentido Betim, e representam um passo importante para uma mobilidade mais segura na avenida.
    Com os novos radares, da rua Osório de Morais até a Praça Louis Ensch, no bairro Cidade Industrial, a velocidade da via vai reduzir de 70 km para 60 km. Isso vai contribuir para a redução do número de acidentes e a segurança dos usuários.

    Quanto menor a velocidade, maior a taxa de sobrevivência

    Segundo o Manual de Gestão da Velocidade, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é o grande vilão pelo número de mortes em vias públicas. Quanto maior a velocidade, maior o tempo de reação e de freada, e maior também o impacto no acidente.
    Ainda segundo o Manual, um pedestre ou ciclista atingido por um carro a 50km/h tem 20% de chance de sobreviver, já se a velocidade do veículo estiver a 30km/h, ele terá 90% de chance de sobreviver. Com os novos radares e a redução da velocidade na via de 70km/h para 60 km/h. menor o impacto do acidente e maior a chance de sobrevivência.
    Outras ações de melhorias na avenida engloba o recapeamento da via, sinalização horizontal e vertical, substituição e implantação de novas defensas metálicas, os guard rails, melhorias na iluminação pública e monitoramento 24 horas com a equipe de operações de trânsito, que realizou, até o mês de julho de 2023, 704 chamadas na avenida, sendo dessas 128 acidentes.
    A instalação dos novos radares se alinham com o planejamento anual do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).

    spot_imgspot_img