A limpeza de córregos, assim como a desobstrução das bocas de lobo e a construção de muros de contenção em áreas de risco estão entre as ações preventivas adotadas pela Prefeitura de Contagem para evitar prejuízos no período chuvoso.
Em Contagem, as secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) são responsáveis por executar a limpeza dos córregos da cidade. Esse serviço é realizado pelo menos uma vez ao ano, em cada córrego, de forma mecanizada ou manual, especialmente entre os meses de abril e dezembro.
A limpeza nos córregos inclui capina, retirada de entulho, lixo e mato. Somente neste ano foram contabilizadas 113 ações de limpeza voltadas para o desassoreamento dos córregos. Entre os resíduos recolhidos no leito dos córregos, além do lixo orgânico, estão restos de construção, latas, garrafas de plástico, móveis velhos, madeiras e outros objetos. O descarte irregular em córregos e em espaços públicos, além de potencializar o risco de enchentes, aumenta os custos na gestão adequada dos serviços de manutenção e limpeza da cidade.