A convite da embaixada francesa no Brasil, a prefeita Marília Campos esteve na sede da Vinci Energies – grupo empresarial entre os 40 maiores da França -, nesta terça-feira (14/11), para conhecer a empresa. A visita também foi uma forma de estreitar os laços entre a cidade de Contagem e a França.
O primeiro contato da prefeita com a embaixada aconteceu em dezembro de 2021, quando ela foi em missão oficial à França para conhecer as cidades de Lille, Lens, Rennes e Nantes, municípios que, como Contagem, têm um passado e sua história ligados à indústria. No caso das cidades francesas houve um declínio das atividades industriais e elas iniciaram uma articulação estratégica de políticas públicas que transformaram a cultura em um vetor de crescimento econômico.
“Realizamos intervenções urbanísticas, socioambientais e em áreas culturais que promoveram a cultura como identidade e como atração turística”, explicou o adido de Cooperação e de Ação Cultural francês em Minas Gerais, Vincent Nédélec.
A prefeita Marília Campos destacou dois projetos implementados no município inspirados durante o intercâmbio. “Nossa passagem pela França nos proporcionou um grande aprendizado, que inspirou duas políticas públicas aqui no município: a Estação Juventude, na região Eldorado, e o CEU das Artes, na região da Ressaca”.