quinta-feira, 21 novembro

    Atenção redobrada

    Matérias Relacionadas

    Edição 1240 – 4 de Outubro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Revitalização da Lagoa da Pampulha

    Segurança hídrica O Governo de Minas Gerais, em parceria com...

    Na reta final, Marília faz caminhada

    Confiança e reconhecimento Abraços, sorrisos e beijos foram as reações...

    Transporte público gratuito vai garantir a acessibilidade dos eleitores em Contagem

    Para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais...

    Compartilhar

    Uma prática comum nos botequins por aí, por quem ia beber um trago de cachaça, era derramar antes, um pouquinho do precioso líquido, no chão. Era a cota do santo. Agradar o santo era uma maneira de antecipar o agradecimento por “evitar que acontecesse algo indesejado, como um acidente, simples como um pequeno esbarrão da roda no meio-fio ou complexo como atropelamento seguido de morte”.
    Na próxima semana mais um feriado. Melhor, um feriadão, já que cai na quinta-feira e muitos vão ‘enforcar’ a sexta. Nestas épocas aumenta o fluxo de veículos nas estradas o que pode resultar em mais acidentes. Na cidade e principalmente nas rodovias, a criança deve ser transportada sempre no bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. Estudos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente.
    A estimativa é que, desde a invenção do automóvel, dezenas de milhões de pessoas tenham morrido no mundo inteiro, vítimas de ocorrências de trânsito. Os acidentes de trânsito são uma verdadeira pandemia mundial, que começa em uma rodovia, uma avenida, uma rua, uma esquina,… Por isso os legisladores decidiram que quem for flagrado dirigindo embriagado está sujeito à multa de quase R$ 3.000,00 e pode ficar proibido de dirigir por um ano.
    É preciso mais. Instrumentos inteligentes precisam ser criados para convencer o homem a não se destruir, a não fazer do veículo uma arma contra os outros e contra si mesmo.
    E por último se a programação inclui também praia ou banho de piscina, é preciso ficar atento para evitar afogamentos. Supervisão total dos adultos e o uso do colete salva-vidas pelas crianças são essenciais.
    Neste próximo feriadão, vai um puxão de orelhas nos pais e responsáveis, para que ajam como escoteiros: sempre alerta. No mais, diversão para todos.

    Artigo anterior
    Próximo artigo