Modernização tecnológica
Para oferecer mais transparência, agilidade e eficiência aos processos de licenciamento ambiental, liberação de alvarás e ações de fiscalização, a Prefeitura de Contagem está investindo na modernização tecnológica das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH e de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semad.
Nesta terça-feira (26/4), a prefeita Marília Campos reuniu-se com o corpo de fiscais das secretarias para apresentar o novo Sistema de Informação e convidar a todos os servidores a participarem do processo de modernização, que irá tornar mais rápida a abertura de empresas no município, promovendo mais desenvolvimento econômico e social.
“A modernização tecnológica das secretarias vai resolver várias questões relacionadas à morosidade e a transparência nos processos de licenciamento de empreendimentos na cidade. Com os novos equipamentos de informática e sistemas implantados, o prazo para liberação de alvarás e outros serviços também será muito menor, oferecendo um serviço público mais eficiente”, afirmou a prefeita.
De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Teixeira, as diretrizes para a modernização das secretarias fazem parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação – TI, que a Prefeitura vem implantando desde o início do ano passado, por meio do Programa Governo Digital.
“Estamos trabalhando com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão com a oferta de serviços mais rápidos e on-line, para integrar os sistemas entre as secretarias e aumentar o acesso da Internet ao cidadão. Hoje, nós temos Internet em dez praças públicas. A intenção é ampliar e levar mais acesso, principalmente, para as áreas mais carentes”, disse.
O novo secretário de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Fernando Lopes, apresentou as bases do novo sistema que irá informatizar as rotinas de trabalho e tornar todo o fluxo de trabalho digital, eliminando a tramitação de papel, inaugurando um novo tempo de trabalho para os fiscais”, afirmou.
O fiscal de posturas e diretor de fiscalização da SMDUH, Wilson Benevides, ressaltou que este avanço tecnológico vai criar uma nova perspectiva de fiscalização. “ Vai ajudar a diminuir o tempo de processamento e tramitação das informações e a construir uma fiscalização mais alinhada com os processos digitais e de transparência que a nova plataforma exige. Só temos a agradecer, será um grande salto no nosso trabalho”, disse.
Os fiscais e servidores da SMDUH e Semad vão passar por um treinamento no novo sistema que deve ocorrer até dia 20 de maio. A previsão é que o sistema operará em teste até 31 de maio e, a partir de 1 de junho, já estará disponível para o cidadão.