sábado, 7 setembro

    Título de Eleitor: Democracia na ponta dos dedos

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    O prazo final para emitir o título de eleitor, regularizar, fazer alterações no cadastro eleitoral e solicitação do nome social no documento, termina no próximo dia 04 de Maio, e brasileiros precisam ficar atentos, porque 2022, é ano eleitoral no país.
    Pela internet, pessoas travestis ou transexuais podem solicitar o uso do nome social no título de eleitor, acessando o “Autoatendimento do Eleitor” e clicar em “Inclua seu nome social”, onde o sistema vai redirecionar até a página “Atendimento à distância pelo Título Net”, na sequência, basta clicar em “Iniciar seu atendimento à distância”, selecionar o Estado onde mora e informar dados pessoais para dar andamento ao pedido, e opção de inclusão do nome social aparecerá na segunda tela.
    Para quem ainda não possui o título e vai emitir o documento, é necessário procurar pela guia “Serviços ao Eleitor”, clicar na aba “Autoatendimento do Eleitor”, na página inicial do site do TSE, selecionar a opção “Tire seu título”, e seguir o passo a passo para comprovar a identidade e residência, lembrando que brasileiros a partir de 16 anos, já são aptos a votar.

    As pendências eleitorais, são sérias e podem ter várias consequências na vida do cidadão, como impossibilidade para emissão de passaporte e carteira de identidade, negativas às solicitações de empréstimos e linhas de crédito, não recebimento de salários e demais remunerações, impedimento de participar de concursos públicos ou de tomar posse de cargos, proibição da renovação de matrículas em estabelecimentos de ensino públicos, ou nos que são fiscalizados pelo governo.
    Por isso, é importante consultar a situação do título de eleitor e descobrir se existe débito com a Justiça Eleitoral. Havendo alguma pendência, ela pode ser consultada e solucionada, também on line, pelo atendimento ao eleitor, na opção “ Multa eleitoral”, e preencher o que for solicitado.
    O site do TSE, tem as informações e documentos necessários, e todas as operações podem ser feitas on-line pelo sistema Título Net, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
    Foto: site do TSE, sem publicação de créditos.
    Fonte: site TSE – Tribunal Superior Eleitoral

    spot_imgspot_img
    Artigo anterior
    Próximo artigo