Em uma operação realizada, na sexta-feira (2), equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) interditou a empresa Grüntec Serviços Ambientais Ltda. A empresa, que atua fazendo o tratamento térmico de resíduos, é acusada pelos moradores de emitir gases que podem ser nocivos à saúde.
Devido ao alto número de reclamações, a empresa já foi alvo de audiência pública e é constantemente fiscalizada, como explica a fiscal da Semad, Sirlene Almeida, que participou da ação. “Essa empresa já foi autuada para se adequar à legislação e, realmente, ela vem fazendo es- forço para isso. Mas, infelizmente, ainda não alcançou a regularidade necessária. Hoje, estamos fazendo a interdição da empresa por causa do mau cheiro que incomoda os moradores”, informou.
A Grüntec terá que paralisar suas atividades até que se adeque às normas vigentes. Embora a empresa tenha enfatizado que possui licença de operação, ela acatou as determinações da Semad. De acordo com os dirigentes da Grüntec, a empresa está procurando trabalhar dentro dos parâmetros estabelecidos e pretende mudar-se para uma área distante de residências.