quinta-feira, 19 setembro

    Doulas humanizam partos no Centro Materno Infantil de Contagem

    Matérias Relacionadas

    Aline Fortes para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

    Meu nome é Aline Fortes, estudo o segundo ano...

    Edição 1239 – 13 de Setembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Um futuro melhor para Contagem

    Canteiro de obras Sob a gestão de Marília Campos, Contagem...

    Pausa na campanha para apresentar pedido de impeachment contra Moraes

    O candidato à Prefeitura de Contagem pelo Partido Liberal...

    TSE lacra sistema que será usado em urnas

    A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra...

    Compartilhar

    Dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Gestante, data importante para reforçar a importância de promover a humanização do parto para todas as mulheres. Gerar uma nova vida é algo sublime que, aos poucos, vai transformando a vida da mulher e das pessoas no entorno.

     

    Todas as dúvidas, a ansiedade e as expectativas até, finalmente, ter o bebê nos braços merece ser coroada com um parto tranquilo, seguro e humanizado. É nesse sentido que a atuação das doulas no Centro Materno Infantil (CMI) faz toda a diferença.

     

    O CMI faz parte do Complexo Hospitalar de Contagem.

     

    Iniciado em 2006, o Projeto “Doulas de Contagem” tem como objetivo oferecer apoio, proteção e a tranquilidade que as parturientes precisam no momento que aguardam a chegada dos seus bebês, uma forma de ampliar o suporte já oferecido pelas equipes multiprofissionais que atuam na maternidade.

     

    Hoje, o CMI conta com sete (7) Doulas, que atuam em plantões fixos durante a semana. O serviço é oferecido à gestante sempre que tem doula no plantão. Em média, as doulas acompanham 20 partos por mês (média de 240 por ano). Elas oferecem seus conhecimentos e experiências no acompanhamento dos partos, trazendo um alento para as mães e contribuindo para tornar o parto mais seguro, harmônico e inesquecível.

     

    A psicóloga e coordenadora do Projeto “Doulas de Contagem”, Cecília Magna Machado, explica que essa atuação possibilita transformar o parto em uma experiência positiva. “O parto humanizado modificou a forma de vivenciar esse momento, com respeito ao processo fisiológico natural e resgatando a capacidade das mulheres de serem protagonistas de seu parto e se fortalecerem nesse processo”, afirmou.

     

    Leila Maria, que é doula no CMI desde 2018, reforça que essa atuação é uma assistência prestada à mulher e ao bebê, em prol de um parto humanizado. “Temos o dever e a responsabilidade de acompanhá-la até o nascimento, informando as dinâmicas necessárias para que o parto seja menos dolorido e extenso. Indicamos exercícios, técnicas de respiração e posições que auxiliam o parto, além de dar apoio, encorajamento, segurança e confiança à mãe. Assim, ela segue respeitando o que diz o seu corpo, deixando tudo fluir naturalmente”, afirmou.

     

    Projeto Doulas abriu inscrições para curso gratuito

     

    O Projeto Doulas está com inscrições abertas para o curso gratuito de formação de Doulas, que será realizado no mês de setembro. São 20 vagas e as inscrições vão até do dia 16/09, através do formulário: bit.ly/inscricaopd2024

     

    Serviço

    Projeto Doulas de Contagem

    Fontes para entrevista

    Coordenadora do Projeto: Cecília Magna Machado

    Doula: Leila Maria

    Local: Centro Materno Infantil

    Endereço: Av. João César de Oliveira, n° 4495 – Eldorado, Contagem – MG

     

    spot_imgspot_img