Para reafirmar o compromisso com os jovens da cidade, mais uma iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Contagem que, dessa vez, em parceria com o governo federal. Na tarde de segunda-feira (24/2), foi assinado um convênio, no valor de R$ 500 mil, para a implementação de um polo do Programa “Estação Juventude Federal”, em evento que aconteceu no CEU das Artes de Nova Contagem, com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. Com esse investimento, no segundo semestre de 2025, os jovens da região de Vargem das Flores terão acesso a cursos com ênfase na tecnologia, inovação e robótica.
Contagem é a primeira cidade do sudeste e a segunda do Brasil a firmar essa parceria. Nitidamente feliz com o novo investimento, a prefeita Marília Campos expressou sua gratidão ao governo federal pelas parcerias no município. “Estamos vendo o Brasil retomar com os investimentos públicos, o que é muito importante, porque melhora a infraestrutura, traz prosperidade e desenvolvimento, além de melhoria da qualidade de vida. Esse é um projeto-piloto que, tenho certeza, será um sucesso e servirá de inspiração para ampliarmos essa política para outras regiões da cidade”, disse.
O ministro visitou todas as instalações do local, exaltou as políticas públicas da cidade para os jovens e elogiou a governança da prefeita. “Quando governamos com o povo, assim como acontece em Contagem, a possibilidade de dar acertar é maior do que dar errado, pois só o povo sabe das suas dores, dos seus anseios, das suas vontades e das suas necessidades”, enfatizou.
Márcio Macedo também ressaltou que “muitas vezes, os filhos das elites têm acesso e os filhos do povo não. Precisamos levar as políticas públicas para quem mais precisa da presença do Estado”. “Tenho certeza de que cada recurso que cair na conta da Prefeitura será aplicado para políticas públicas”, completou.
Programa:
l O Programa “Estação Juventude” é uma estratégia da Secretaria Nacional de Juventude para, em conjunto com Estados e municípios, potencializar o acesso a tecnologias sociais para a promoção e garantia dos direitos dos jovens.
Com esse investimento, a Prefeitura desenvolverá cursos com ênfase na tecnologia, inovação e robótica para jovens da região da Vargem das Flores. Os cursos são de indústria avançada, operador de drone, robótica, design de games e manufatura aditiva aplicada.
l No primeiro ano de desenvolvimento da atividade serão capacitados 200 jovens, com cursos que os qualificarão para o mercado de trabalho com inovação e empreendedorismo, além de possibilitar o entendimento do universo da robótica programação. Os cursos também vão fornecer habilidades técnicas essenciais para fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.