sexta-feira, 26 julho

    Movimento maio amarelo

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    Responsabilidade

    “Paz no trânsito começa por você”. Este é o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a 11° edição do Maio Amarelo, mês em que se discute em todo o Mundo a segurança no trânsito. E para falar sobre o tema deste ano, a Transcon criou a campanha educativa “Por trás de cada pessoa no trânsito, existe uma família esperando por ela”.
    A campanha vem mostrar que nosso comportamento no trânsito afeta a todos e pode ser a diferença entre uma pessoa voltar ou não pra casa. Por isso, é importante ser responsável e praticar a tolerância para construir um trânsito seguro e harmônico para todos.
    Esse convite se torna ainda mais importante quando olhamos os números: em todo o mundo, são 1 milhão e 190 mil mortes no trânsito por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um índice alarmante que demonstra como o desrespeito às leis de trânsito geram uma realidade violenta e agressiva nas vias.
    Em nosso Estado não é muito diferente. Segundo dados abertos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Minas Gerais, somente nos três primeiros meses deste ano já aconteceram 1.405 sinistros de trânsito, envolvendo 3.791 pessoas. Destes acidentes, mais de 80% foram com vítimas feridas, e aconteceram majoritariamente no pico da manhã ou final da tarde.
    Além de reforçar a importância das ações conscientes e responsáveis de cada um no trânsito, o reforço também é pela conscientização para a redução de acidentes. Desde 2014, o Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

    Brigas de trânsito
    Segundo dados do Ministério da Saúde (DataSus), divulgados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em média, cinco pessoas morrem no país a cada hora, vítimas de discussões e brigas no trânsito. Neste cenário, o Maio Amarelo reforça o convite para que cada um seja responsável, prudente, pratique a tolerância e o respeito aos usuários da vida.

    As ações
    E para fomentar as discussões sobre este tema, durante todo o mês de maio a Transcon vai realizar ações de conscientização para motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e passageiros sobre a importância de respeitar as leis e adotar comportamentos que promovam um trânsito mais tranquilo e seguro para todos.
    Ao todo serão 20 dias de atividades que envolvem ações educativas em semáforos, parques, blitz de antenas corta-pipa, simulação de impacto, ações de ponto cego, transitolândia para alunos de escolas municipais e palestras em empresas/escolas. Todas as ações serão realizadas em parceria com o projeto Viva Via, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Tambasa Atacadistas.

    spot_imgspot_img