24.1 C
Contagem
sábado, junho 22, 2024
HomeCadernosCidadeMais acessibilidade e inclusãox'

Mais acessibilidade e inclusãox’

Date:

Matérias Relacionadas

Rayza Almeida para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Rayza Almeida(almeira_rayzaaxz), tenho 20 anos, estou...

Edição 1234 21 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras de mobilidade na BR-381

Desenvolvimento Contagem não para. Após articular, em Brasília, uma reunião...

Restauração do Centro Cultural

Cuidado com o patrimônio Na última semana a Prefeitura deu...

Procon Câmara bate recordes em atendimentos

Referência em defesa do consumidor desde sua inauguração, em...
Ir para Criarteweb

Facilidade de locomoção

A Prefeitura investe para garantir a inclusão e a acessibilidade para todos em Contagem. Desde 2021, foram emitidas, pela Transcon, 6.966 credenciais especiais de estacionamento, sendo 5.284 para pessoas idosas e 1.682 para pessoas com deficiência. As credenciais oferecem diversos benefícios como acesso facilitado a locais públicos, mais segurança no deslocamento, independência, inclusão social, facilidade da mobilidade, autonomia, entre outros.
Quem desfruta desses benefícios é Luciano Antônio da Silva, 66. Segundo ele, a credencial facilitou o acesso aos estacionamentos. “Quando eu não tinha 60 anos eu estacionava até três quarteirões longe dos estabelecimentos. Hoje não, hoje se eu precisar eu tenho vaga quase de frente. E isso facilita muito, traz autonomia, rapidez e eu sou mais respeitado”, afirmou.
A facilidade na locomoção é um benefício compartilhado por Josy Silva, estudante de serviço social, e seu filho Reinaldo Júnior, 17, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 3 de suporte.
“As vagas ficam próximas de entradas e saídas dos locais e isso facilita em momentos de crise. Quando a criança ou o adolescente quer ir embora, não quer ficar no espaço, é mais fácil a gente chegar até o carro. Ter essa mobilidade rápida de entrar no carro e ir embora facilita muito”, afirmou Josy, que é cofundadora e presidente do Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Contagem (Amais).

Contagem mais acessível
Ambas as credenciais podem ser solicitadas de forma gratuita pelo formulário no site da Transcon, anexando o documento de identidade, frente e verso, comprovante de endereço e laudo médico com menos de seis meses, para pessoas com deficiência.
As credenciais são vinculadas às pessoas que solicitaram e são válidas em todo o território nacional. Ao estacionar em uma vaga reservada, coloque a credencial no painel do veículo de forma com que o símbolo internacional de acessibilidade ou o escrito de idoso esteja virado para cima.

Prazo de validade
A Transcon alerta para o prazo de validade das autorizações. Para credenciais permanentes a duração é de cinco anos. Para credenciais temporárias, concedidas em caso de acidentes que afetam a mobilidade, a validade é de um ano. Observe também o estado de conservação, pois elas não podem ter nenhum tipo de dano.
Em caso de solicitação de segunda via, ela precisa ser feita após um boletim de ocorrência, informado a situação. O valor para a segunda emissão é de R$15,86. Em caso de furtos ou roubos, a taxa é isenta.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar