Destruição
A cidade de Contagem registrou um verdadeiro temporal na madrugada desta quarta-feira (20 de março). Em apenas 4 horas choveu 100 mm na cidade, o equivalente à metade de toda a chuva esperada para o mês.
A Secretaria de Defesa Social informa que a cidade foi atingida por fortes chuvas, com ventos intensos, queda de granizo, estrago em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em alguns bairros. Esclarece que, segundo os levantamentos realizados até o início da manhã desta quarta-feira (20/3), 20 áreas do município foram afetadas, envolvendo cerca de 500 pessoas atingidas. No momento, não há desabrigados, visto que as pessoas foram para casa de parentes.
Equipes da limpeza urbana foram deslocadas para os locais mais afetados e auxiliam na limpeza das casas e vias, inclusive com o uso de hidrojato e hipoclorito para desinfecção.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar esclarece que as equipes dos Cras se deslocaram para as vilas Samag e Marimbondo e também para Nova Contagem, onde estão realizando o cadastro dos atingidos e prestando assistência com alimentação, cestas básicas e itens de higiene e vestuário, além de colchões e cobertores.
A Defesa Civil está concentrada em dar suporte às famílias atingidas e junto com agentes da Saúde estão nos locais atingidos, conferindo cartão de vacinas, orientando sobre a prevenção de doenças e distribuindo hipoclorito para desinfecção dos ambientes. Esclarece que caso algum medicamento de uso rotineiro e/ou receita médica tenham sido perdidos, a equipe faz reposição e renovação dos mesmos.
A Prefeitura de Contagem ressalta que tem atuado para tentar conter as enchentes com a construção de bacias de contenção e obras de macrodrenagem, além de atuar constantemente na limpeza de córregos e bocas de lobo. Ainda faz um apelo à população para que não jogue lixo nas ruas.