25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosPolíticaPlanejamento orçamentário

Planejamento orçamentário

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma importante ferramenta de planejamento, que tem como objetivo apontar as prioridades e metas da administração municipal para o próximo ano. Determina, entre outras coisas, o equilíbrio entre receitas e despesas do Município e as regras para os investimentos em áreas como saúde, educação e gasto com pessoal.
Essa legislação é votada pela Câmara no primeiro semestre de cada ano, e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA) – ou seja, é um elo entre essas duas legislações. Dessa forma, a Lei 5.386/2023, aprovada em julho pelos vereadores, apresenta as diretrizes para elaboração e execução da LOA 2024, que está em tramitação na Câmara, em consonância com o PPA 2022-2025.
Nesse meio tempo entre a aprovação da LDO, em julho, e a tramitação atual da LOA, ocorreram algumas mudanças relevantes, sobretudo nas transferências de recursos para o Município, incluindo valores repassados pela União para o pagamento do piso salarial da enfermagem. Dessa forma, foi necessária uma alteração nessa legislação, que foi proposta pela Prefeitura por meio do Projeto de Lei 17/2023, aprovado nessa terça-feira (28/11) pela Câmara Municipal.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar