Contagem deve passar a integrar, nos próximos meses, o Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário (Cisrec). Isto porque a Câmara aprovou no último dia 14/11, segundo turno e redação final, durante a 38ª reunião ordinária, o Projeto de Lei 011/2023, de autoria do Poder Executivo.
Segundo a Prefeitura, a população, de forma geral, foi prejudicada pela pandemia no que diz respeito ao acesso aos serviços de saúde no Município, e a suspensão de diversos serviços gerou uma demanda reprimida nesta área. “Frente a esta realidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem tem procurado alternativas para viabilizar a ampliação da oferta do atendimento diagnóstico e terapêutico público aos munícipes”.
De acordo com a justificativa anexa ao PL, ao fazer parte do consórcio, espera-se uma suplementação dos serviços oferecidos pela rede pública de saúde: “Com a adesão, nosso município poderá aumentar a resolubilidade em especialidades médicas que temos encontrado dificuldade para contratar, seja pela insuficiência de oferta, seja devido a atual capacidade instalada dos prestadores credenciados”.