terça-feira, 1 julho

    Desocupação é concluída para a retomada das obras

    Matérias Relacionadas

    Edição 1249 – 16 de Maio de 2025

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Câmara derruba veto do Executivo

    Cenário inusitado Os vereadores de Contagem rejeitaram o veto total...

    Grande Show da cantora Alcione

    Repertório de sucessos Nesta sexta-feira (16/5) haverá alterações no trânsito...

    Ação de acolhimento e cuidado para a população em situação de rua

    Os direitos humanos são fundamentais para garantir a dignidade,...

    Novas doses de vacina contra a varicela e a covid-19 pediátrica

    A Prefeitura de Contagem recebeu 540 doses da vacina...

    Compartilhar

    A Prefeitura de Contagem está garantindo mais uma solução que trará avanços significativos na mobilidade do município e era bastante aguardada pela população. As obras da implantação do viaduto Teleférico poderão ser retomadas após uma operação conjunta realizada, nesta quarta-feira (8/11), para concluir a última desocupação da área pública que estava sendo usada indevidamente para fins comerciais e viabilizar o reinício dos trabalhos.
    Com a área liberada, as obras serão retomadas até a segunda quinzena deste mês de novembro. Restam cerca de 30% do remanescente de obra a ser executada e a expectativa é que o novo viaduto sobre a BR-040 seja entregue e entre em operação até o segundo semestre de 2024. Até aqui, já foram realizadas as etapas de edificação de estrutura, fundação com 128 estacas-raiz; reforço do pavimento do acostamento e serviços de terraplanagem. Enquanto o processo de desocupação estava em andamento, a Prefeitura realizou uma intervenção de drenagem no terreno localizado no fim da avenida Pio XII, onde será feito o encaixe das pistas do elevado.
    O viaduto será fundamental para melhor integrar a região do Eldorado com a Ressaca e também com Belo Horizonte. O elevado vai garantir mais fluidez para o trânsito, inclusive, em dias de eventos na Arena MRV, que fica a 3 km de distância. O Corredor Ressaca, que conta com 9 km de extensão, abrangendo as avenidas Severino Ballesteros Rodrigues, João Gomes Cardoso, Teleférico, Babita Camargos e General David Sarnoff terá mais efetividade, beneficiando 121 bairros e mais de 30 mil veículos que trafegam pelo local diariamente. Será uma transformação direta na mobilidade para mais de 230 mil pessoas que moram ou frequentam a cidade.
    O investimento na implantação do viaduto é de aproximadamente R$10,4 milhões, com recursos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade. A empresa que assumirá as obras é a Construtora Itamaracá, que ficou em terceiro lugar no processo licitatório.