Dia dos Avós, uma data para reforçar os cuidados com a população e a importância da criação de políticas públicas que atendam um país cujos indivíduos apresentam maior expectativa de vida, atuantes e cientes dos seus direitos.
Como o Brasil é um país mais “jovem”, está observando agora o amadurecimento da sociedade. Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que no período de 1950 e 2022 o número de habitantes cresceu 4 vezes (53,9 milhões para 215,3 milhões).
Do mesmo modo, a população de 60 anos ou mais registrou um crescimento de quase 15 vezes, no mesmo período. Em outras palavras, o índice de expectativa de vida passou de 11,3% para 14,7%. No entanto, é importante acrescentar que o tempo de vida está diretamente ligado a qualidade de vida oferecida ao idoso.
Com esse entendimento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça que o idoso precisa estar ativo na sociedade, nas questões culturais, sociais, econômicas, espirituais e civis. Portanto envelhecimento saudável não se trata apenas da parte física, mas do aspecto mental.
Atento as transformações da sociedade, o Senac EAD conta com uma pós-graduação em Gerontologia, com enfoque em práticas preventivas de assistência para manutenção ou reabilitação na saúde dos idosos. A especialização prepara o profissional para diagnosticar e indicar a modalidade de saúde e assistência.
Do mesmo modo, os trabalhadores na área de saúde podem reciclar e atualizar conhecimentos em cursos de Extensão Universitária, como: Revolução da Longevidade e a Pluralidade do Envelhecer, Envelhecimento Cerebral e Saúde Mental na Velhice e Finitude e Cuidados Paliativos ao Idoso.
Portanto, se ficou interessado na especialização em Gerontologia do Senac EAD aproveite para acessar o site e verificar os detalhes do curso. As inscrições estão abertas. Confira ainda, os descontos concedidos pela instituição.