25.9 C
Contagem
domingo, maio 26, 2024
HomeCadernosDestaquesTítulo de Eleitor: Democracia na ponta dos dedos

Título de Eleitor: Democracia na ponta dos dedos

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

O prazo final para emitir o título de eleitor, regularizar, fazer alterações no cadastro eleitoral e solicitação do nome social no documento, termina no próximo dia 04 de Maio, e brasileiros precisam ficar atentos, porque 2022, é ano eleitoral no país.
Pela internet, pessoas travestis ou transexuais podem solicitar o uso do nome social no título de eleitor, acessando o “Autoatendimento do Eleitor” e clicar em “Inclua seu nome social”, onde o sistema vai redirecionar até a página “Atendimento à distância pelo Título Net”, na sequência, basta clicar em “Iniciar seu atendimento à distância”, selecionar o Estado onde mora e informar dados pessoais para dar andamento ao pedido, e opção de inclusão do nome social aparecerá na segunda tela.
Para quem ainda não possui o título e vai emitir o documento, é necessário procurar pela guia “Serviços ao Eleitor”, clicar na aba “Autoatendimento do Eleitor”, na página inicial do site do TSE, selecionar a opção “Tire seu título”, e seguir o passo a passo para comprovar a identidade e residência, lembrando que brasileiros a partir de 16 anos, já são aptos a votar.

As pendências eleitorais, são sérias e podem ter várias consequências na vida do cidadão, como impossibilidade para emissão de passaporte e carteira de identidade, negativas às solicitações de empréstimos e linhas de crédito, não recebimento de salários e demais remunerações, impedimento de participar de concursos públicos ou de tomar posse de cargos, proibição da renovação de matrículas em estabelecimentos de ensino públicos, ou nos que são fiscalizados pelo governo.
Por isso, é importante consultar a situação do título de eleitor e descobrir se existe débito com a Justiça Eleitoral. Havendo alguma pendência, ela pode ser consultada e solucionada, também on line, pelo atendimento ao eleitor, na opção “ Multa eleitoral”, e preencher o que for solicitado.
O site do TSE, tem as informações e documentos necessários, e todas as operações podem ser feitas on-line pelo sistema Título Net, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foto: site do TSE, sem publicação de créditos.
Fonte: site TSE – Tribunal Superior Eleitoral

Últimas Matérias

spot_img
Artigo Anterior
Próximo Artigo
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar