No Brasil, o dia da gratidão é comemorado dia 06 de Janeiro, dedicado a agradecer as coisas boas acontecidas na vida, como também a pessoas que exercem diferença positiva na vida de outra pessoa. Ações e posicionamentos, que resultam em positividade, as vezes de forma inesperada na vida de alguém, causa grande emoção e sentimento de agradecimento no indivíduo.
A data faz com que as pessoas relembrem os acontecimentos de sua vida, mas a celebração do reconhecimento, deve ser feito todos os dias, não só com palavras e pensamentos, mas com atitudes, espalhando o bem e coisas boas para as pessoas. Diante das dificuldades do dia a dia, pode até parecer impossível agradecer sempre, mas o exercício do reconhecimento precisa ser trabalhado diariamente, fazendo um balanço da rotina no final do dia, pois, o maior motivo para agradecer todos os dias é a vida.
Algumas teorias apontam que a data faz alusão ao Dia de Reis, comemorado na mesma data, que foi quando os Reis Magos chegaram ao local de nascimento de Jesus. Outros dados históricos apontam que Janeiro é um momento para agradecer o presente e pelas experiências vividas no ano anterior.
O ato de agradecer vem acompanhado de muitos benefícios, elevando o humor, melhorando os relacionamentos, aumentando a capacidade de resolver conflitos e é cientificamente comprovado que a positividade melhora a saúde, e faz bem ao coração entre outros.
Olhar para o melhor, promove a compreensão dos valores que cada pessoa vive, acontecimento e emoção, são importantes para o crescimento pessoal, espantando reclamações desnecessárias, que trazem sentimentos ruins como tristeza, raiva, ansiedade, desesperança, que elevam a produção do hormônio cortisol, responsável pelo estresse que causa uma série de problemas ao corpo e à mente.
O dia da gratidão celebra a vida como todo, suas paixões, conquistas, amigos, animais, trabalho, moradia, elementos que fazem parte da vivência diária de todos, e que as vezes não recebem o reconhecimento merecido frequentemente, pelo fato das pessoas ficaram fixadas em sonhos distantes, sem valorizar o que move a vida todos os dias.