Prevenção
A poucos dias do 1º dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde está capacitando os profissionais da rede SUS Contagem para as ações que serão realizadas para marcar a data na cidade. Por meio de rodas de conversas, os servidores estão recebendo orientações sobre a testagem, aconselhamento e manejo de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s.
De acordo com último número divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2020, atualmente vivem com o HIV cerca de 920 mil pessoas no Brasil. No caso da sífilis, foram registrados, aproximadamente, 64.300 casos no primeiro semestre de 2021, segundo dados do MS. Ele é 16 vezes maior do que o número registrado em 2010, quando foram 3.936.
É para o enfrentamento a essas doenças que estão sendo capacitadas as equipes de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps, que incluem psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, inclusive a equipe que atende à Penitenciária Nelson Hungria. No dia 29 de dezembro, a capacitação será realizada com enfermeiros, médicos e interessados das Unidades Básicas de Saúde. A expectativa é que, aproximadamente, sejam capacitados 150 profissionais da rede SUS Contagem .
Para marcar o dia 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde vai estender o horário de atendimento, das 7h às 19h, em uma unidade de saúde de cada Distrito Sanitário (confira a lista ao final da matéria). Neste dia, também o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA do Iria Diniz funcionará das 7h às 19h. Ainda no dia 1º de dezembro, na parte da manhã será realizada em frente a CAE Iria Diniz – avenida João César de Oliveira, 3620 – Eldorado – uma blitz educativa, com o apoio da Transcon e do Movimenta Contagem, que dará orientações aos pedestres e motoristas sobre prevenção e tratamento para IST’s e Aids. Às 15h, haverá apresentações culturais com uma ocupação simbólica do prédio.
A Secretaria de Saúde tem realizado ações de retomada de estratégias de rotina, tanto nas Unidades Básicas de Saúde como nas Unidades Especializadas – Iria e Ressaca, após o controle dos índices da pandemia, informou a diretora de Atenção Especializada, Júlia Diniz. “Como essas testagens caíram muito durante o ápice da pandemia, o que percebemos é um aumento no número de casos positivos e dos casos mais agravados. As pessoas chegam com um quadro mais crítico e avançado das doenças”, comentou.
É importante lembrar que nos demais dias as Unidades Básicas de Saúde – UBS e CTA Iria Diniz realizam a testagem para IST/Aids das 8h às 17h.