sábado, 21 dezembro

    Detentos da Penitenciária Nelson Hungria participam de preparatório para o Enem

    Matérias Relacionadas

    Edição 1243 – 20 de Dezembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Projeto “Minha Casa, Minha Vida” é aprovado

    Na 42ª e última reunião plenária do ano e...

    Cooperação internacional

    Atração de investimentos A Prefeitura de Contagem está em missão...

    Aprovação da LOA e do Propag

    Ajustes no orçamento Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (18/12/24),...

    Segundo maior saldo de empregos

    Contagem avança ainda mais com uma economia forte e...

    Compartilhar

    O novo galpão de ensino da Penitenciária Nelson Hungria está bonito de se ver. Essa semana uma maratona de aulas tomou conta do local e tem ajudado a despertar, cada vez mais, a vontade por mudanças de trajetórias. Ingressar em uma faculdade, se especializar, ter uma profissão. Para muitos jovens, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para alcançar estes objetivos. Esse cenário não é diferente para 81 alunos do Complexo Penitenciário que, para o próximo exame, contarão com ajuda especial na preparação.

    O galpão foi adaptado para receber os alunos que começaram a maratona de um preparatório Pré-Enem, fruto de uma parceria entre a unidade prisional, a Escola Estadual Professor Paulo Freire, localizada dentro da penitenciária, e a Faculdade Única, também em Contagem. As aulas começaram na última quarta-feira (24/11) e se estendem até 7/1/2022. O Enem PPL (pessoas privadas de liberdade) está marcado para os dias 9 e 16/1 do ano que vem.

    Enem PPL – O Enem PPL é o Exame Nacional do Ensino Médio voltado para as pessoas que vivem em unidades prisionais e socioeducativas. Estão aptos a fazê-lo indivíduos privados de liberdade e que concluíram o ensino médio. A prova para esse público acontece em data posterior ao Enem tradicional. A intenção é avaliar o desempenho e dar oportunidade para que essas pessoas tenham acesso ao ensino superior.

    A Penitenciária de Contagem I é a terceira com o maior número de inscritos para o Enem PPL 2021 em Minas Gerais. Dos 4.883 detentos candidatos, 128 são dessa unidade prisional. Em primeiro lugar, está a Penitenciária de Ribeirão das Neves I, com 215 inscritos e, em segundo, a Apac de São João del Rey, com 190.

    “O Enem traz a possibilidade do novo para os indivíduos privados de liberdade. Talvez, esse detento seja o único da família que terá essa oportunidade de estudo”, destaca a diretora de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Regina Duarte.