SKATE – HOJE ALEGRIA DO PAÍS JÁ FOI PROIBIDO – Em 06 de maio de 1988, através do decreto municipal N. 25871, o então prefeito de São Paulo Jânio Quadros, proibiu o uso de skate na cidade, que na época não era tão reconhecido como esporte, muito discriminado visto com olhos preconceituosos.
Primeiro a modalidade foi proibida no Parque do Ibirapuera que era sede da Prefeitura, local onde os skatistas se encontravam para a prática, por causa do piso liso da marquise.
Em 23 de Junho de 1988, cerca de 200 skatistas, manifestaram contra a decisão do prefeito que no dia seguinte contra-atacou e proibiu o skate em toda metrópole. E para os que desrespeitassem a ordem, maiores de idade eram detidos e os abaixo de 18 anos, encaminhados para o Juizado de Menores.
Seis meses depois, já em 1989 a prefeita eleita Luiza Erundina revogou o decreto na primeira semana de mandato e apoiou o esporte com a construção de pistas de skate.
A ex prefeita acompanhou a disputa de skate no Japão, e vibrou com as vitórias dos brasileiros Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, a fadinha, ambos medalha de prata nas olimpíadas 2020 realizadas neste mês de julho de 2021, por conta da pandemia do Covid 19.
Rayssa Leal, aos 13 anos de idade se torna a primeira mulher brasileira a subir no pódio do skate nas olimpíadas das de 2021. Ela teve o apelido de fadinha por aparecer aos 07 anos de idade, fazendo manobras de skate, vestida de fada.
Ela é a mais nova atleta do Brasil a participar de uma Olimpíada, e ao ganhar a medalha, Rayssa emocionada agradeceu a todos os brasileiros, em especial sua mãe e seu pai, e disse estar feliz por realizar o sonho dela e o dos pais, depois de tanta luta.
Durante a competição, a jovem atleta disparou no instagram @rayssalealsk8, e já alcançou mais de cinco milhões de seguidores, até o final dessa edição, todos interessados em acompanhar e aplaudir a trajetória de sonho de realização e de sucesso da fadinha brasileira que vem a ser mais um motivo de inspiração para outras crianças buscarem alcançar os seus objetivos.