Atribuições
A Polícia Militar de Minas Gerais completou 246 anos na quarta-feira (09/06) e também 40 anos da inclusão da policial feminina na instituição. Para celebrar a data, a Câmara Municipal de Contagem recebeu na Tribuna Livre desta terça-feira (08/06) o Coronel Wagner Mattos, comandante da 2ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, cuja sede situa-se em Contagem.
A 2ª Região, instalada em Contagem em 1998, possui dez unidades operacionais, responsáveis pelo policiamento ostensivo em 18 municípios de Minas Gerais que, juntos, somam uma população de mais de dois milhões de habitantes. Além dos batalhões e companhias instaladas em Contagem, há outras unidades nos municípios de Betim, Ribeirão das Neves, Ibirité, Esmeraldas e Igarapé.
Comandante Wagner, além de falar sobre as atribuições de cada unidade operacional e apresentar os números decrescentes da criminalidade em Contagem, mostrou aos vereadores a importância das emendas parlamentares na injeção de recursos na segurança pública, resultando, segundo ele, em uma operacionalidade mais eficaz. As emendas, dentre outras coisas, podem ser importantes na aquisição de viaturas, reestruturação logística e adequação dos espaços físicos da PMMG.
Por fim, foram reforçados os trabalhos humanitários da polícia, para além do seu dever de proteção e defesa do cidadão: em Contagem, este ano, já foram realizadas duas campanhas que arrecadaram juntas 14 toneladas de alimentos, fruto da parceria da PMMG com outras instituições.
Números em Contagem
redução de crimes
Segundo Mattos, são 1.400 policiais atuando nas ruas e 150 em atividades administrativas em Contagem, abrangendo o policiamento de 174 bairros. Com vídeos, gráficos e tabelas auxiliares, o comandante demonstrou que, mesmo diante do cenário da pandemia, o trabalho da Polícia Militar tem sido cada vez mais eficiente e atuante.
Diante dos diversos números apresentados em relação a apreensões de armas de fogo e entorpecentes, veículos fiscalizados e recuperados de furto e roubo, reuniões e visitas comunitárias e pessoas presas e apreendidas, um dado que chama a atenção é a redução do número de crimes violentos.
Como crimes violentos entendem-se os fatos tentados e consumados de homicídio, estupro, estupro de vulnerável, roubo, extorsão mediante sequestro e cárcere privado. De acordo com o comandante, hoje são registrados, em média, oito crimes violentos por dia em Contagem, número que, em 2017, chegava a 30. “Atualmente, os números estão no patamar de 1998, quando a população era consideravelmente menor”, explicou.
As ocorrências de violência doméstica também apresentam queda em relação aos dois últimos anos, conforme registros da 2ª Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica, que atualmente está localizada em Betim, mas em breve virá para Contagem.