sexta-feira, 26 julho

    A nova cara da câmara

    Matérias Relacionadas

    Suspeito de matar motorista de app é indiciado por latrocínio.

    Kemmel Luigi Nunes, de 36 anos, foi encontrado agonizando...

    STF decide que lei que criminaliza fake news é inconstitucional

    Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF)...

    Compartilhar

    A renovação da Câmara Municipal de Contagem nesta eleição de 2020 foi de 43%. Das 21 vagas, nove serão ocupadas por novos vereadores, são eles: Léo da Academia (PL), Denilson da Juc (PSL), Daisy Silva (Republicanos), Gegê Marreco (PTB), Carlin Moura (PDT), Ronaldo Babão (Cidadania), Hugo Vilaça (Avante), Abne Motta (DC) e Moara Sabóia (PT).
    Dentre esses, Hugo Vilaça já havia passado pela Câmara como suplente, na atual legislatura, quando José Carlos Gomes (Avante) se licenciou para assumir temporariamente a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.
    Já Carlin Moura, que foi prefeito de Contagem entre 2013 e 2016, retorna ao Legislativo Municipal como vereador, cargo que já havia ocupado em 2005 e 2006 e do qual se licenciou para assumir o mandato de deputado estadual, em 2007.
    Os vereadores reeleitos são 12: Zé Antônio do Hospital (PT), Vinícius Faria (Republicanos), Teteco (MDB), Silvinha Dudu (PV), Pastor Itamar (PSC), José Carlos (Avante), Glória da Aposentadoria (PSDB), Daniel do Irineu (PP), Daniel Carvalho (PL), Bruno Barreiro (PV), Arnaldo de Oliveira (PTB) e Alex Chiodi (Solidariedade).
    Por fim, nove vereadores não foram reeleitos e terminam seus mandatos em 31 de dezembro. São eles: Alessandro Henrique (PTC), Capitão Fontes (Podemos), Caxicó (Cidadania), Dr. Rubens Campos (PSB), Dr. Wellington Ortopedista (Republicanos), Ivayr Soalheiro (PDT), Jair Tropical (Republicanos), Rogério Marreco (PCdoB) e Xexéu (Cidadania). O vereador Edgard Guedes (PDT), que ocupa hoje a vaga deixada por Ivayr Soalheiro (PDT) – que se licenciou para se dedicar à sua campanha majoritária – também não conseguiu se reeleger.
    No caso de Ivayr Soalheiro e Dr. Wellington Ortopedista, a não reeleição na Câmara se deu por conta de suas candidaturas majoritárias na cidade, porém, ambos não conseguiram chegar à disputa no segundo turno, que ficou entre Marília Campos (PT) e Felipe Saliba (Dem). Já o vereador Capitão Fontes ainda concorre às eleições majoritárias, como vice na chapa de Saliba.
    Assim, a próxima Câmara terá cinco bancadas que contarão com dois representantes: PT, Republicanos, PV, PL e Avante. Considerando o quadro atual, PT, PL e Avante tiveram suas bancadas aumentadas. O PV manteve dois vereadores e o Republicanos, com a saída de Dr. Wellington Ortopedista, cai de três para dois parlamentares.
    Destaca-se também que na próxima legislatura (19ª) a Câmara Municipal de Contagem vai contar com o dobro de mulheres vereadoras. Além das reeleitas Silvinha Dudu e Glória da Aposentadoria, duas novas presenças femininas são esperadas para o ano que vem: Daisy Silva e Moara Sabóia.
    Para a escolha do Executivo, o segundo turno acontece no próximo dia 29. Com a posse de um novo governo municipal, é natural que a composição da Câmara possa ser alterada. Isto porque na convocação dos secretários municipais, não raro algum vereador eleito é chamado para assumir Secretarias na Prefeitura, abrindo vagas para seus respectivos suplentes na Câmara Municipal.

    spot_imgspot_img