quinta-feira, 26 dezembro

    Folia de Reis em Contagem

    Matérias Relacionadas

    Edição 1243 – 20 de Dezembro de 2024

    Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

    Projeto “Minha Casa, Minha Vida” é aprovado

    Na 42ª e última reunião plenária do ano e...

    Cooperação internacional

    Atração de investimentos A Prefeitura de Contagem está em missão...

    Aprovação da LOA e do Propag

    Ajustes no orçamento Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (18/12/24),...

    Segundo maior saldo de empregos

    Contagem avança ainda mais com uma economia forte e...

    Compartilhar

    A comemoração da folia de reis é tradição em Contagem, há quase 4 (quatro) décadas. Mais de 20 (vinte) grupos e milhares de foliões se reúnem, entre dezembro e janeiro, para celebrar a adoração dos Reis Magos ao nascimento de Jesus Cristo, nas escolas e também na Capela Santos Reis, no bairro Industrial.
    Construída em uma área doada por um cidadão, a Capela Santos Reis compreende a metade de um terreno, que tem no total 170 metros quadrados. Após uma decisão judicial, a Administração Pública adquiriu o lote em sua integralidade, porém o mesmo começou a ser invadido e também utilizado por vândalos.
    Cientes desta realidade, o vereador Caxicó acompanhou na última sexta-feira (21/08), juntamente com o administrador da regional Industrial, Beto Diniz; o subsecretário municipal de cultura, Mário Fabiano Moreira e representante da secretaria municipal de obras, a limpeza do terreno.
    Com a execução da limpeza foram iniciadas as conversas sobre a utilização do terreno. A ideia defendida por Caxicó e pelos demais é que o local se torne um espaço multiuso, com palco para as apresentações dos grupos na Folia de Reis, uma vez que os mesmos utilizam as escolas do bairro, já que a Capela é muito pequena, e também a ser aproveitado pelos cidadãos para práticas de atividades e ações sociais.
    Uma engenheira da secretaria municipal de obras, após o término das ações de limpeza e preparo do terreno, dará início a elaboração de um projeto, que tenha a preocupação em otimizar o espaço e, principalmente, valorizar a tradição da folia de reis vivida e defendida não somente por contagenses, mas por muitos mineiros.