26.2 C
Contagem
sexta-feira, maio 24, 2024
HomeCadernosCidadeEntrevista com o prefeito ...

Entrevista com o prefeito Alex de Freitas

Date:

Matérias Relacionadas

Edição 1232 24 de Maio de 2024

Edição Online da Edição 1232 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras na Avenida Maracanã

Uma obra estruturante As milhares de pessoas que passam todos...

Mais acessibilidade e inclusãox’

Facilidade de locomoção A Prefeitura investe para garantir a inclusão...

Aymoré e Arcor presenteiam a cidade

Comemorações O ano de 2024 é marcado por duas importantes...

Oncoclínicas inaugura unidade em Contagem

Considerado um dos maiores grupos de oncologia da América...
Ir para Criarteweb

O Decreto Municipal 1.568 torna as regras mais rígidas sobretudo para funcionamento dos bancos?
Estamos fazendo todos os esforços possíveis, sempre seguindo a orientação do Comitê de Enfrentamento da Covid-19. Temos marchado tentando convencer a população para que ela faça sua parte. Percebemos que os bancos e lotéricas lideraram as denúncias recebidas pela Prefeitura e Guarda Civil. Constatamos a necessidade de frear esse problema. Não encontramos outra medida que não fosse endurecer as regras. Os bancos terão que oferecer toda a segurança a clientes e funcionários e ajudar a organizar as filas. É o setor que mais obteve lucro ao longo dos últimos 30 anos neste país e não pode tratar a população e as cidades com desdém.

Contagem caminha junto com toda a Região Metropolitana?
A Região Metropolitana de Belo Horizonte é muito interligada. Estamos trabalhando com sincronismo com o governo do Estado e as prefeituras da capital, de Betim e demais cidades. Temos que estar unidos, observando o deslocamento de uma massa de pessoas de lá para cá. Estamos enfrentando o mesmo problema. Todos nós queremos acertar e queremos sair dessa crise o mais rápido possível. Para isso, temos que fazer a nossa parte: os que acreditam e os que não acreditam no Coronavírus. Não precisa pânico, mas precisamos ter a noção plena da gravidade e do porquê temos que tomar essas medidas.

Pessoas também poderão ser multadas e até presas?
A orientação para a Guarda Civil de Contagem e todas as secretarias que colaboramcom a fiscalização é de que seja feita uma abordagem didática, muito mais uma orientação, podendo, se a pessoa estiver desrespeitando de forma irresponsável, inconsequente, intransigente, lançarmos mão da multa administrativa, podendo inclusive ir parar numa delegacia. Não é o nosso desejo. Pedimos à Guarda que cumpra o papel de orientação, representando o Poder Público no desafio que temos todos de conscientizar. Mas se for necessário ela tem o instrumento que compete aos agentes a função do cumprimento da lei.Claro que avaliando o dano que a pessoa pode estar causando à sociedade, se ela for reincidente, enfim, seguindo alguns critérios. Temos feito essa discussão com nossos comandados e também com muita sintonia com as forças policiais do Estado.

Como está sendo a fiscalização do transporte coletivo?
Contagem é uma cidade que tem 30% do transporte coletivo gerenciado pelo seu próprio sistema. O resto é administrado pelo governo de Estado. Estamos fiscalizando todos eles, todas as empresas que formam os consórcios tanto metropolitano quanto municipal, nos horários de pico, para que seja cumprido o Decreto. Estamos tendo uma redução das reclamações. O mais importante é que as pessoas continuem, na medida do possível, evitando pegar o transporte público, evitando sair de casa, pois isso facilita nossa vida. Quando menos a Prefeitura tiver que fiscalizar o indivíduo e cuidar das ações de retaguarda ao pico da crise que nos aguarda, é o que a gente deseja.

E a fiscalização de Várzea das Flores?
Também fizemos o fechamento da lagoa de Várzea das Flores, os cerca de 70% do espelho d’água que ficam em Contagem. A Prefeitura está fechando o acesso, a exemplo do que já fazemos no Carnaval. As notícias que temos é a de que houve uma redução de banhistas, praticantes de esportes náuticos e pescadores, que não foram localizados. Não vamos relaxar enquanto não acabar a crise.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar