sábado, 7 setembro

    Coronavírus: Mas o que é exatamente essa doença?

    Matérias Relacionadas

    Aumento na conta de luz será menor

    Aumento na tarifa A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...

    Acompanhamento de saúde nas UBSs

    Condicionalidades relativas Desde segunda-feira (2/9), beneficiários do Bolsa Família devem...

    Novos ônibus para o transporte metropolitano

    Renovação da frota O Governo de Minas formalizou um acordo...

    Alimentação correta pode diminuir o uso de medicamentos

    Entre 2000 e 2021, mais de 93 mil idosos...

    Cuidado com os escorpiões neste período do ano

    Os meses de agosto e setembro marcam o período...

    Compartilhar

    O Covid-19 conhecido popularmente por Coronavirus é um vírus que se manifesta por sintomas similares à de um resfriados leves podendo evoluir para doenças respiratórias agudas mais graves, principalmente em idosos maiores de 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas como doenças cardiovasculares e diabetes. No dia 11 de março e 2020, a organização mundial da saúde classificou a doença pelo Coronavirus (Covid-19) como uma pandemia, pois o vírus já está circulando em todos os continentes . A disseminação do novo coronavírus hoje no Brasil vem num ritmo igual ao da Itália de semanas atrás – e ganhando velocidade. Segundo um estudo conduzido por sete universidades, o número de casos deve passar de 3 mil já na terça-feira (24).
    O Coronavirus penetra pelas mucosas da boca, do nariz e dos olhos, atua principalmente, nas vias respiratórias. Sendo transmitido através das gotículas de salivas ao tossir, espirrar e até mesmo no ato de respirar. Uma gotícula pode conter milhões de vírus capazes de contaminar pessoas próximas e objetos. Pessoas infectadas mesmo sem sintomas também podem transmiti-lo, por isso a necessidade de manter a distância de 1,5 metro de outra pessoa.
    O período de incubação do vírus é de até 14 dias sendo o período de transmissibilidade de 7 dias, portanto medidas de controle para a prevenção da doença é de grande importância
    O Coronavírus primeiro infecta a garganta, podendo apresentar dor de garganta com duração de 3/4 dias. O vírus então se mistura a um líquido nasal que entra na traqueia e depois nos pulmões, causando pneumonia. Isso leva cerca de 5/6 dias a mais. Com pneumonia vem febre alta e dificuldade em respirar. A congestão nasal não é do tipo normal. Você sente como se estivesse se afogando. Pode apresentar fadiga persistente, tosse seca, dificuldade para respirar.

    Caso apresente sintomas procure atendimento

    A disseminação do novo coronavírus hoje no Brasil vem num ritmo igual ao da Itália de semanas atrás – e ganhando velocidade. Segundo um estudo conduzido por sete universidades, o número de casos deve passar de 3 mil já na terça-feira (24).

    Caso tenha o vírus, mas não apresenta sinais e sintomas, é necessário ficar em isolamento, evitar contato com pessoas e animais de estimação. Caso você tenha voltado de viagem de um local com casos de Coronavírus (Covid-19) , deve Ficar atento a presença de sintomas da doença principalmente nos 14 primeiros dias, e caso apresente os sintomas procure uma unidade de saúde e informe o seu histórico de viagem
    Alertamos para buscar o serviço de saúde somente com as existências dos sintomas, evite ao máximo, locais com risco de contaminação como unidades de saúde e aglomerações.
    Reforce os hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão regularmente até a altura dos punhos, passe álcool em gel 60% a 70% , mantenha cerca de 1,5 M de distância de qualquer pessoa tossindo ou espirrando. Evite tocar o seu próprio rosto (olhos, nariz e boca). Higienize com frequência o celular, chaves e todos os objetos de uso pessoal, não compartilhe os objetos. Evite abraços beijos e apertos de mãos, cubra a boca e nariz ao tossir e espirrar com um lenço descartável na falta de lenço use o antebraço e não as mãos. Se estiver doente evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.
    Para maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas é necessário evitar nesse momento de pandemia ir a shows, cinemas, estádios, teatros, shoppings e igrejas. Para os demais cabe a regrinha de manter certa distância de outras pessoas.
    Caso apresente os sintomas busque um serviço de saúde mais próximo utilizando máscaras cirúrgica. Os médicos tratam os sinais e sintomas. Pois ainda não há tratamento específico para a doença.
    Ainda não existe vacina própria para a prevenção do Covid-19, mas é necessário manter a caderneta vacinal em dias, pois assim auxilia na exclusão de outras possíveis doenças auxiliando no diagnóstico.

    ENFERMEIRAS: Aline Moreira dos Santos & Rayene Campos de Abreu
    ADMINISTRADOR: Hugo Silva Ferreira

    spot_imgspot_img