23.8 C
Contagem
segunda-feira, junho 24, 2024
HomeCadernosCidadeUnidade de vigilância de zoonoses

Unidade de vigilância de zoonoses

Date:

Matérias Relacionadas

Rayza Almeida para o Gata Dmais – Por João Paulo Dias

Meu nome é Rayza Almeida(almeira_rayzaaxz), tenho 20 anos, estou...

Edição 1234 21 de Junho de 2024

Edição Online da Edição 1234 do Jornal de Contagem Pop Notícias

Obras de mobilidade na BR-381

Desenvolvimento Contagem não para. Após articular, em Brasília, uma reunião...

Restauração do Centro Cultural

Cuidado com o patrimônio Na última semana a Prefeitura deu...

Procon Câmara bate recordes em atendimentos

Referência em defesa do consumidor desde sua inauguração, em...
Ir para Criarteweb

A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem acaba de entregar a reforma e ampliação da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). A obra é uma demanda antiga dos moradores e dos usuários. Cerca de R$ 1,4 milhão foram investidos na reforma.
Segundo o diretor de Vigilância em Zoonoses, José Renato Costa, a

ampliação e reforma da unidade trará um melhor atendimento, com uma estrutura mais moderna respeitando o direito e bem-estar dos animais que por lá permanecem.

Com a reforma, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inaugurado em abril de 2008 respeitando-se às normas do Plano Arquitetônico do Manual da FUNASA-MS, segue um novo conceito de equipamento de Saúde, passando a se chamar Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ).
Além disso, por meio de convênios estabelecidos com a PUC Betim e Newton de Paiva, a UVZ poderá ofertar estágios e disponibilizar espaço para desenvolver trabalhos científicos. A Prefeitura capacitará os ser- vidores da saúde envolvidos na Vigilância e Controle de Zoonoses.

Vem aí a Campanha de Vacinação Antirrábica

No próximo sábado (22/9), das 9h às 17h, tem vacinação contra a raiva em cães e gatos em Contagem. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparada para vacinar até 70 mil animais, entre cães e gatos. Haverá 138 postos de vacinação espalhados por todos os oito distritos sanitários da cidade. Para ver os endereços acesse o site: www.contagem.mg.gov.br. A vacinação é gratuita.

A raiva é uma doença causada por um vírus transmitida de animais para o homem. A transmissão ocorre por causa do contato com a saliva dos animais infectados, principalmente por meio das mordidas dos animais infectados, e também por causa de arranhões ou até lambidas.

Prevenção – A vacinação é a principal forma de prevenção contra a raiva, mas não é a única: é preciso também tomar cuidado com morcegos, mamíferos voadores que podem ir ao chão quando estão doentes e acabar transmitindo a raiva para os animais de estimação.

Últimas Matérias

spot_img
Iniciar Conversa
Precisa de Ajuda?
JORNAL DE CONTAGEM
Olá
Podemos Ajudar