Período de transição entre as estações seca e chuvosa, a primavera termina dia 21 de dezembro, às 19h23min, quando já estará vigorando o horário de verão. A estação é conhecida pela volta das tempestades e, para este ano, são esperadas chuvas significativas em algumas regiões do estado.
A expectativa para Minas é de chuva já na primeira semana de outubro, sendo que as frentes frias que passarem até lá deverão caracterizar-se mais pela ocorrência de rajadas de vento de intensidade moderada a forte, do que pelo volume d’água, aponta Arthur de Paiva Neto, meteorologista da Cemig.
Segundo o especialista, as tempestades, causadas principalmente pelas frentes frias, podem vir acompanhadas de granizo e chuva rápida e intensa, além de rajadas de vento.
Nessa estação, há um aumento gradativo dos níveis de umidade relativa do ar e também das temperaturas, o que acaba contribuindo para as pancadas que ocorrem com frequência no final de tarde e noite, comenta Arthur.
Previsão – Embora seja esperado um volume significativo de chuva em algumas regiões, com predominância entre os meses de outubro e novembro, em outras, a quantidade fica abaixo da média histórica.
Para novembro, a previsão é de chuvas ligeiramente acima da média também no Sul e na Zona da mata, além do Triângulo; nas demais regiões, a média fica abaixo da considerada. Em dezembro, as chuvas ficarão acima da média em toda a faixa Leste e Norte, enquanto que na Zona da Mata e no Sul permanecerão dentro da normalidade. Nas demais regiões, as chuvas ficam abaixo da média histórica.
Temperaturas – Outra característica da primavera deste ano é a ocorrência do fenômeno El niño, a partir de novembro, o que pode provocar queda nas temperaturas em algumas regiões.