O secretário esclareceu sobre Plano
Diretor e Lei de Uso e Ocupação do solo
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, vereador licenciado Ivayr Soalheiro (PDT), ministrou palestra na sede da Ordem dos Advogados de Contagem (OAB), quando esclareceu sobre as mudanças ocorridas no Plano Diretor de Contagem e na Lei de Uso e Ocupação do Solo. Participaram do encontro, empresários do ramo imobiliário, corretores e advogados.
Estamos cumprindo as solicitações do prefeito Alex de Freitas no intuito de aproximar cada vez mais o governo da sociedade civil e esclarecer qualquer dúvida sobre o Plano Diretor, que tem o único objetivo de melhorar a vida das pessoas e promover o progresso da cidade, preparando-a para o futuro,
disse Soalheiro durante a palestra realizada a convite da Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic) e do Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (Secovi-MG)
Ele ressaltou que o plano reforça a preservação das Áreas de Preservação Ambiental (APA), como a Lagoa de Vargem das Flores e garante o desenvolvimento do município com sustentabilidade.
As novas diretrizes garantirão ainda mais rigor na proteção ambiental, disse.
O Plano Diretor foi aprovado pela Câmara Municipal de Contagem após passar por pré-conferências municipais e a Conferência de Políticas Públicas, que englobou as oito regiões de Contagem. Das audiências, foram retiradas as principais propostas que, agora, regem o novo Plano Diretor. Além disso, a Câmara Municipal promoveu audiências com a população para discutir o novo plano.
Ivayr Soalheiro explicou também sobre as áreas urbanas e as zonas ao entorno da Bacia de Várzea das Flores. Também falou que sobre a preservação do Meio Ambiente.
Crescimento sustentável da cidade
Ao dar fim às áreas rurais subutilizadas, o novo plano dinamiza a cidade, criando condições para o crescimento sustentável nestas áreas, que muitas das vezes, por serem classificadas “rurais”, ficam impedidas do desenvolvimento,
disse o secretário Ivayr Soalheiro, ao apresentar as áreas de expansão urbana e os benefícios com as novas mudanças, durante a palestra ministrada na sede da OAB-Contagem.
Segundo afirmou, temos que imaginar o crescimento da cidade, potencializando áreas como a da MG-808, com a implantação de empreendimentos empresariais de baixo impacto ambiental.
Do mesmo jeito, da BR-040, próximo a Ribeirão das Neves. Com isso, garantiremos mais emprego para as regiões de Nova Contagem e Nacional, que estão impedidas desse crescimento, completou.