O modelo inédito de “ouvir para governar”, implementado pelo Governo de Minas Gerais por meio dos Fóruns Regionais, está entre os finalistas do Prêmio das Nações Unidas para o Serviço Público (UNPSA).
Os Fóruns Regionais de Governo concorrem com iniciativas de administrações municipais, estaduais e federais de 33 países da América Latina e Caribe no quesito do desenvolvimento de políticas públicas inovadoras, especialmente para atender a quem mais precisa.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no Marrocos, em 23 de junho – Dia Internacional do Serviço Público –, no contexto do Fórum das Nações Unidas sobre Serviço Público.
Para o governador Fernando Pimentel, estar entre as melhores iniciativas no serviço público em nível global é uma grande vitória para os mineiros e mineiras.
É mais uma chancela de que o modelo de “ouvir para governar” de forma descentralizada, territorializada, deu certo em Minas Gerais e está melhorando a vida das pessoas gradativamente, diz.
O subsecretário dos Fóruns Regionais de Governo, Fernando Tadeu David, também atribui a vitória ao reconhecimento da atuação do Estado de forma descentralizada e voltada aos Territórios de Desenvolvimento.
O fato de termos avançado para a chamada ‘lista curta’ é um importante reconhecimento da relevância do projeto, que concorre com iniciativas de outros 33 países, afirma.
Avanço na gestão pública – Os Fóruns Regionais de Governo, criados em 2015 pelo governador Fernando Pimentel, estabelecem um elo entre poder público e a população. É por meio dos Fóruns que o Governo de Minas Gerais tem construído políticas públicas, respeitando as características e diversidades de cada região.
Toda a população é convidada para participar das ações dos Fóruns Regionais de Governo, incluindo representantes do Estado, órgãos federais, prefeitos, vereadores, entidades empresariais, sindicais, representantes do poder legislativo estadual e federal. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas já compareceram aos eventos realizados por todo o estado.