Esperada há mais de 30 anos, a avenida Maracanã, que facilitará o deslocamento de motoristas e passageiros em Contagem, reduzindo o tempo de viagem e retirando 70% do tráfego do centro da cidade, finalmente sairá do papel. Com investimentos de R$ 302 milhões para as obras, conquistados junto ao Ministério das Cidades, foi anunciado pelo prefeito Alex de Freitas. Na mesma solenidade, que contou com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o prefeito assinou ordens de serviço para a retomada da construção do viaduto das Américas, do corredor estrutural de transporte Ressaca e do viaduto Pio XII (Teleférico). O ministro também anunciou a criação de um grupo executivo para viabilizar a ampliação do metrô até o Novo Eldorado.
Todas essas iniciativas fazem parte do “Avançar Contagem”, o maior programa de obras da história do município, que além de mobilidade e transporte inclui intervenções estruturais na Saúde e Educação. A solenidade lotou o Centro de Memória do Trabalhador da Indústria no último dia (15).
Novo modelo – A avenida Maracanã terá 4,5 quilômetros de extensão. Alex de Freitas ressalta que a obra atenderá sobretudo três regiões da cidade: Eldorado, Sede e Vargem das Flores. Todo o planejamento é voltado para o novo modelo de transporte público de Contagem, cuja licitação será lançada em breve.
A maioria dos moradores de Nova Contagem e bairros vizinhos usa o transporte público. Essas pessoas vão reduzir em meia hora o deslocamento após a construção da avenida. De Nova Contagem até o metrô do Eldorado será uma hora a menos de trânsito. O povo de Contagem merece essa mudança. Estamos trabalhando e empenhados para cada vez mais aumentar a qualidade de vida do povo contagense, disse o prefeito.
A previsão é que sejam beneficiadas quase 220 mil pessoas diariamente. A obra contempla a continuidade da avenida Maracanã (Carmelita Drumond Diniz), entre o bairro Parque Maracanã e a Rodovia LMG-808, na intercessão com a estrada Chico Mendes. O córrego Maracanã e o ribeirão Betim serão canalizados, possibilitando a criação de um sistema viário com calçada, faixa de estacionamento, faixas de rolagem e ciclovia.
Com isso, a obra promoverá o controle de enchentes no bairro Colonial, a preservação de mata ciliar e a implantação de um sistema de esgotamento sanitário eficaz ao longo de toda a avenida, contribuindo com melhorias na saúde e preservação dos recursos hídricos. A população passará a ter acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Contribuirá também com o desenvolvimento econômico e a valorização imobiliária, atraindo novos in- vestimentos para a região.
Será construído um Parque Linear ao longo do leito do córrego Maracanã, com arborização e espaço de recreação. A implantação da avenida Maracanã complementará ainda o sistema viário interrompido na altura da rua Alberto Schwaitzer. Com esta obra, a continuidade da avenida João César de Oliveira estará garantida, ligando as regiões Sul e Norte da cidade sem passar pelo centro histórico de Contagem.