Os parlamentares da Assembleia de Minas, que retomaram os trabalhos de Plenário no dia 1º, com uma reunião especial, após um período de recesso, terão pela frente a tarefa de apreciar 18 vetos do governador a proposições aprovadas pelo Legislativo. Em entrevista à imprensa, o presidente da Casa, Adalclever Lopes, afirmou que os trabalhos não serão prejudicados pelo ano eleitoral. Segundo ele, será feito um esforço concentrado às segundas, terças e quartas-feiras, a fim de que nas quintas e sextas, os deputados possam visitar suas bases.
O secretário de Governo, Odair Cunha, representando Pimentel, se disse otimista quanto às matérias de interesse do Executivo, uma vez que
a Assembleia tem sido parceira no enfrentamento da crise no Estado
Segundo ele, o Governo já está implementando as propostas aprovadas pelo Legislativo no ano passado, com vistas a levantar recursos para sanear as contas do Estado. É o caso da venda de ativos da Codemig e da implementação dos Fundos Imobiliários e da Dívida Ativa.
Cunha informou também que o Governo mantém as negociações em Brasília, a fim de que o Congresso aprove a securitização das dívidas dos Estados. Todos os esforços são no sentido de equacionar as contas, possibilitando o fim do escalonamento do pagamento dos servidores.