O reajuste salarial de 4,5% para os servidores de Contagem, inclusive inativos e pensionistas, será concedido já na folha de setembro, retroativo a 1º de maio. O reajuste faz parte do Plano de Valorização do Servidor sancionado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial de Contagem (DOC), depois da aprovação em segundo turno na Câmara de Vereadores.
Além da recomposição salarial, o Plano de Valorização do Servidor inclui licença
paternidade de 20 dias, plano de saúde e odontológico, férias de 25 dias úteis,
melhoria nas carreiras e aumento no valor do vale-refeição para R$ 250, entre outros.
O reajuste do salário e do vale-refeição será retroativo a 1º de maio e incidirá sobre os valores constantes na tabela de vencimentos em vigor no mês de abril deste ano de todos os servidores municipais, com exceção do prefeito e vice-prefeito, secretários municipais e presidentes de fundações e autarquias, bem como dos cargos de procurador e controlador. Os reajustes serão pagos no dia 1º de setembro.
A prefeitura não medirá esforços para minimizar as perdas verificadas por diversas categorias. Não é possível corrigir décadas de atraso e sucateamento das estruturas do funcionalismo imediatamente, porém, vamos manter o compromisso absoluto e permanente de diálogo. Diferente de muitos municípios, estamos nos esforçando para assegurar os direitos do funcionalismo, destacou o prefeito Alex de Freitas.
O reajuste é um indicativo de que Contagem apresenta um cenário mais otimista do que muitas cidades mineiras e outros Estados, que atualmente enfrentam dificuldades para arcar com as despesas, afetando inclusive o pagamento dos servidores.
Licença paternidade – Cinco dos nove projetos de lei complementar voltados para o funcionalismo público municipal foram aprovados com emendas parlamentares. A mudança mais significativa se relaciona ao PLC 013/2017, que aumenta a licença paternidade para 20 dias. Com a emenda, o benefício foi ampliado para pais adotivos.